5 Dicas MATADORAS de Revisão para Concursos Públicos

Será que você sabe como fazer revisão das matérias de concurso público de maneira eficiente? A revisão é umas das principais técnicas de estudo usadas pelos concurseiros e se você ainda não aprendeu a como fazê-la, com certeza está deixando de aprender 80% do conteúdo estudado. No artigo de hoje eu vou te dar 7 dicas MATADORAS de Revisão para concursos públicos, são dicas simples e que você poderá colocar em prática ainda HOJE!

Antes de entrar nas dicas, eu preciso fazer uma pergunta: Você já ouviu falar na Curva do Esquecimento? Um estudioso chamado Hermann Ebbinghaus desenvolveu a tese que, segundo ele, o cérebro humano começa a esquecer o conteúdo assim que para de estudar ele. Basta apenas algumas horas para que você esqueça uma parte da matéria estudada e vá esquecendo o restante gradativamente após dias, semanas e meses. Isso quer dizer que você esquece MUITA coisa logo após estudar e ao longo dos dias seguintes vai esquecendo de forma mais lenta.

A única maneira de vencer a Curva do Esquecimento e conseguir assimilar o conteúdo estudado é fazendo revisões! Por isso, vamos ver abaixo as 5 Dicas que eu preparei para lhe ajudar na hora de rever o conteúdo estudado!

revisão para concursos públicos

Dicas Sobre Revisão para Concursos Públicos

Dica 1: Revisão Semanal

Esse é o método mais simples e usado pela grande maioria dos concurseiros. Ele consiste, basicamente, em estudar durante a semana todas as matérias do edital e deixar os finais de semana para rever esse conteúdo estudado. Eu gostava de usar esse método, mas eu revisava através da resolução de questões de concurso. Esse método funciona desde que o seu concurso tenha, no máximo, 8 matérias para serem estudadas, do contrário fica muita coisa para revisar em um único dia.

>>> Como Estudar por Ciclos? Clique e Veja

Dica 2: Revisão do dia Seguinte

A revisão do dia seguinte é ideal para manter o conteúdo sempre na sua memória. Digamos que hoje você estude português e informática. Nesse caso, amanhã você terá a missão de revisar essas duas disciplinas. Mais importante ainda do que ler novamente o conteúdo, é saber identificar os principais pontos e reforçar com a resolução de questões. Eu dou mais detalhes sobre essa revisão no Manual da Aprovação.

revisão concurso

Dica 3: Revisão Comprimida

A revisão comprimida é um pouco mais complexa do que as duas últimas. O grande objetivo dela é comprimir o máximo de informação em apenas algumas folhas. Digamos que você tenha um livro de 300 páginas, na revisão comprimida você terá que juntar os principais tópicos desse livro em apenas uma ou duas páginas, no máximo. Após ter em mãos essas páginas, você irá fazer leituras dela até conseguir assimilar os principais assuntos. A maneira mais eficiente de fazer o material comprimido é ir grifando no livro as principais palavras-chave do conteúdo.

Leitura Recomendada: Guia Prático para Passar em Concursos em até 1 ano

Dica 4: Revisão Periódica

A nossa quarta dica sobre revisão para concursos públicos é a Revisão Periódica, você já ouviu falar nela? Bem, como o próprio nome diz, você irá fazer revisões de acordo com determinados períodos. Digamos que, por exemplo, você estude hoje o artigo 5ª da Constituição Federal. Na revisão periódica você irá rever esse conteúdo 3 dias depois, uma semana depois, 30 dias depois e 60 dias depois, fechando assim 4 períodos de revisão: 3 dias, uma semana, um mês e dois meses.

Dica 5: Revisão Diária

Uma outra maneira de fazer revisão para concursos públicos é revisar diariamente. No entanto, essa revisão não é tão simples o quanto parece. Não basta apenas você ler o conteúdo que estudou no final do dia. É necessário ter a estratégia certa para fazer a revisão diária. Você precisa estudar o conteúdo, fazer exercícios, avaliar seu desempenho nas questões e, somente após isso, fazer a revisão. Você vai revisar somente os tópicos que mais erros nas questões que resolveu naquele dia. A revisão diária deve sempre ser feita após a sua bateria de questões de concurso público.

como fazer revisão para concursos

Conclusão

Chegamos ao final de mais um artigo aqui no Dicas Sobre Concursos. Qual dessas revisões você mais gostou? Possui alguma dúvida? Será um prazer receber um comentário seu logo abaixo!

Espero que você nunca mais estude para concursos públicos sem ter em mente que fazer revisões é fundamental para que você consiga assimilar todo o conteúdo estudado. Eu convido você para clicar no link abaixo e se inscrever no Mini-Curso Gratuito de Estudo e Memorização do Professor Renato Alves. Ele é recordista brasileiro de memória e em 4 vídeos gratuitos ele vai te dar várias dicas para você conseguir memorizar todas as disciplinas do seu concurso! Clique AQUI e inscreva-se agora pois são as últimas vagas!

>>> Clique AQUI para se Inscrever no Curso Gratuito <<<

5 Dicas MATADORAS de Revisão para Concursos Públicos
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *