7 Dicas para Passar em Concursos em 2017 (Garantido)

Passar em Concursos em 2017

Reveladas as melhores dicas para a sua aprovação

Se você quer passar em concursos em 2017, terá que seguir algumas dicas fundamentais para quem está começando a estudar ou até mesmo para quem já estuda há um certo tempo. Essas dicas não foram inventadas, mas sim tiradas da experiência de quem já conseguiu ser aprovado em concursos públicos. A melhor maneira de você também ser aprovado é “copiando o método” de quem já conseguiu chegar lá.

Existe um livro chamado “O poder sem limites” e nesse livro o autor fala que podemos fazer a modelagem em pessoas de sucesso. A modelagem nada mais é do que copiar a forma de pensar e a forma de agir das pessoas que já atingiram o resultado que nós queremos atingir.

Então isso quer dizer que se você copiar a forma de pensar e agir de um aprovado em concursos, as chances são que você também vai conseguir ser aprovado.

Se você realmente está comprometido com a sua aprovação em 2017, não deixe de ler essas 7 dicas até o final!

Na minha opinião a dia número #5 é a mais importante de todas!

Veja também:

passar em concursos em 2017

passar em concursos em 2017

Como Passar em Concursos em 2017

Todas as 7 dicas de como passar em concursos em 2017 que serão dadas nesse artigo foram feitas com base na experiência prática. É claro que algumas dicas vão variar de acordo com cada pessoa, pois nem todos possuem a mesma rotina diária. Mas 90% do que será dito a seguir vale para qualquer pessoa que esteja estudando para concurso público.

#1 Escolha uma carreira

A primeira dica para passar em concursos em 2017 é muito simples: escolha uma carreira e direcione os seus estudos para todos os concursos que estão dentro dessa carreira. Um grande erro cometido pelos concurseiros é pensar que podem estudar para vários concursos em áreas diferentes. Quando você faz isso, está perdendo o foco no seu concurso principal.

A grande maioria dos concurseiros de sucesso escolhem apenas uma carreira para seguir e prestam diversos concursos dentro dela. A grande vantagem em fazer isso é que você vai estudar para diversos concursos diferentes através das mesmas disciplinas.

No exemplo das carreiras de Tribunais, temos 5 disciplinas que são cobradas em quase todos os concursos:

  • Português
  • Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional

O que o pessoal que estuda para tribunais faz após a publicação do edital é focar apenas na parte específica, já que eles já estudaram as 5 matérias comuns a todos os concursos de tribunais. Temos os concursos de TRE, os concursos de TRT, também o TRF e muitos outros tribunais que possuem apenas a parte específica diferente.

Também podemos citar como exemplos de carreiras: as bancárias (Banco do Brasil, Caixa, BACEN), e as carreiras policiais (Polícia Federal, PRF, Polícia Civil).

#2 Defina o seu material de estudo

A nossa segunda dica para passar em concursos em 2017 é material de estudos. Já dizia o ditado que “Estudar por material ruim é a mesma coisa que não estudar”. Eu não sei quem inventou isso, mas é a pura verdade. Um material ruim pode mais atrapalhar os seus estudo do que ajudar. É essencial você conciliar o estudo dirigido com o estudo por videoaulas.

Para o estudo dirigido você deve usar apostilas, PDF’s, livros, questões de concurso, etc. Caso você queira algumas dicas sobre como estudar por PDF, leia este artigo.

Um material de qualidade deve seguir algumas regras básicas:

  • Ser atualizado com o perfil da banca organizadora
  • Ter questões comentadas pelos professores
  • Ser atualizado com as leis em vigor
  • Ser didático e de fácil compreensão

Se você procura por um curso preparatório para concurso, recomendo que leia as seguintes análises que já fizemos aqui no blog:

#3 Organização

como passar em concursos em 2017

Ter organização é essencial para passar em concursos em 2017. Depois que você definiu qual carreira seguir, qual material de estudos usar, agora é hora de organizar esse material. Ter organização é saber o que estudar, quando estudar, por quanto tempo estudar e até mesmo onde estudar.

O que estudar

Qual será o material usado nos dias de estudo. Você precisa definir quais matérias que você irá estudar em cada dia da semana. O ideal é estudar de 2 a 3 matérias por dia e fazer um ciclo de estudos semanal.

Quando estudar

Em quais dias da semana você vai conseguir estudar? De segunda a sexta? De domingo a domingo? 3 dias por semana?

Essa definição deve ser feita com base na sua rotina diária (trabalho, faculdade, etc).

Por quanto tempo estudar

Quantas horas estudar para concurso por dia? Essa é uma das maiores dúvidas que recebo diariamente. Você precisa definir o seu tempo ideal de estudos. Para quem está começando a estudar, esse tempo costuma variar entre 2 a 3 horas líquidas de estudo.

Onde estudar

Você precisa ter o seu cantinho do conhecimento. É nesse cantinho que você passará várias horas de estudo durante a sua preparação. Ele precisa ser um lugar calmo, tranquilo, bem iluminado, e que ninguém fique lhe atrapalhando.

#4 Mantenha-se motivado

A nossa quarta dica para passar em concursos em 2017 é você se manter motivado! O próximo ano terá 365 dias e não será fácil você conseguir estudar todos esses dias. A melhor maneira de conseguir ser regular nos estudos é mantendo a sua motivação em dia. Para se manter motivado você deve fazer as seguintes perguntas para si mesmo:

  • Por que eu quero passar em concursos?
  • Como será a minha vida após a aprovação?
  • Como será a vida das pessoas que eu amo após a minha aprovação?
  • O que eu vou fazer com a minha primeira remuneração?
  • Qual carro eu tenho o sonho de comprar?

Existem diversas outras perguntas que você pode se fazer para se manter motivado, esses foram apenas alguns exemplos 🙂

#5 Faça o uso de técnicas de estudo

técnicas de estudo

Engana-se aquele que pensa que para passar em concursos em 2017 basta sentar a bunda na cadeira e ficar lendo as apostilas, livros e PDF’s durante horas. Para ser aprovado você precisa fazer o uso das melhores técnicas de estudo. Existem diversas técnicas de aprendizagem acelerada que podem ajudar você a adquirir o conhecimento de forma mais rápida. Um dos maiores especialistas que eu conheço nessa área é o Victor Ribeiro do Estratégias de Aprovação Evolution.

Entre as melhores técnicas de estudo podemos citar a revisão para concursos, a memorização  , a Tática dos Feras e também os mapas mentais.

Se você quiser saber mais sobre memorização para concursos, recomendo que assista a esse vídeo do Renato Alves, o recordista brasileiro de memória.

#6 Mantenha-se longe das distrações

Vivemos uma época em que é muito fácil se distrair durante os estudos. Temos a Netflix, o Facebook, o Whatsapp e diversas outras mídias que podem acabar tirando o nosso foco para passar em concursos em 2017.

A grande sacada aqui é você se manter longe dessas distrações. O recomendado é você entrar em modo-aula. Esse modo é você se desligar de todas as distrações quando estiver estudando (principalmente não abrir o facebook e whatsapp).

#7 Faça MUITAS questões de Concurso

A nossa última dica para você passar em concursos em 2017 é fazer MUITAS questões de Concurso. A prática é a melhor técnica de estudo para concurso. Existem alguns sites que auxiliam você para encontrar questões anteriores da sua banca organizadora. Eu recomendo os seguintes sites de questões:

Passar em Concursos em 2017: E aí, curtiu?

Se você curtiu essas dicas, deixe abaixo um comentário! Terei o maior prazer em responder suas dúvidas =)

Não esqueça de fazer o download gratuito do livro digital Manual da Aprovação, clique aqui para abaixar!

Dica Extra: Lembra que no começo desse artigo eu falei que você pode ter sucesso através da mesma forma de pensar e forma de agir de pessoas de sucesso?

Então, eu quero que você conheça a história do Kalebe Dionísio, que foi aprovado em 9 concursos públicos. O que você pode fazer é absorver todas as dicas e técnicas que ele usou e aplicar isso no seu estudo!

Clicando aqui você pode ver o vídeo gratuito que ele fez para passar todas as dicas que lhe renderam 9 nomeações em concurso!

7 Dicas para Passar em Concursos em 2017 (Garantido)
4.19 (83.81%) 21 votes

11 Comentários

  1. Olá! Obrigado pelo comentário! Espero que volte contando a sua aprovação! Grande abraço

  2. Adalesa

    Olá Guilherme!!!
    Obrigada por cada dica, para quem sonha ingressar no serviço publico, elas são de gde valia, vou usar cada uma delas e qdo conseguir a sonhada aprovação eu volto aqui pra te contar…

    Obrigada mesmo!
    Adalesa

  3. Juliana

    Obrigado pelas dicas!

  4. De nada Rafael! Boa sorte na sua jornada rumo à PF!

    Abraço

  5. Rafael Cavalcante

    Muito obrigado pelas dicas!!!
    Preciso realmente de ajuda para estudar e essas dicas me deram grande estimulo.
    Agradeço a todos vocês pelo empenho e dedicação na disponibilidade de dicas para realização de grandes sonhos.
    Peço a Deus que guie os passos de vocês a cada dia mais nessa jornada.
    Deixo aqui meu forte abraço.
    E com fé em Deus vou conseguir realizar esse sonho em ser Policial Federal 🙂

  6. evandro

    meu sonho passar neste concurso me ajuda

  7. Paulo machado da silva

    A tua orientação me pareceu de fato uma orientação. E uma orientação desinteressada é como fazer o bem sem olhar a quem. Você me passou está segurança. Obrigado.

  8. Rapaz er muito bom mesmo

  9. Obrigado pelo comentário Andresa! Apostilas opção são boas sim, mas não se deve estudar somente por elas, o ideal é conciliar também com vídeo aulas!

    Abraços 🙂

  10. Ótimo artigo foi de grande ajuda. Guilherme uma pergunta. Você aprova as apostilas opção? Comprei uma pro concurso que estou estudando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *