Como Estudar por Ciclos? Passo a Passo Completo!

Fala, galera! Beleza? O assunto de hoje é muito bacana! Nos últimos dias, eu andei pesquisando bastante sobre os tais ciclos de estudos. Eu vi muita coisa boa e resolvi criar um artigo mostrando o passo a passo de como estudar por ciclos! Eu ainda coloquei mais algumas coisas nos modelos de ciclos que eu vi, para melhorar o ciclo com aquilo que eu acho importante no estudo para concurso público. Existem milhares de ciclos na internet e em livros, mas o que vou mostrar hoje é bem simples de ser entendido e colocado em prática.

Então, vamos direto ao que interessa: como estudar por ciclos com foco naquilo que é mais importante em seu concurso!  Vale destacar que essa dica e outras eu ensino no Manual da Aprovação. Leia até o final e preste bastante atenção na tabela exemplificativa que eu fiz!

>>> Entre em nosso grupo no Facebook!

Passo 1 : Ler o edital

O primeiro passo para estudar por ciclos de forma eficiente é ler o edital de seu concurso. Por meio dele será possível você saber quais disciplinas possuem o maior peso e quais possuem o menor peso, informação essa que será essencial para fazermos os ciclos de estudos.  Nas de maior peso vamos dedicar o dobro de tempo que dedicamos às de menor peso.

Passo 2 : Não importa seu tempo de estudo

Quando se estuda por ciclo, não importa muito quanto tempo você possui livre por dia para estudar pois o importante é bater os ciclos, mesmo que isso leve dias para acontecer. Isso é excelente para quem trabalha e não tem muito tempo livre para estudar.

Leia também >>> Concurso da Polícia Federal 2016

Passo 3: Usar uma tabela ou planilha para montar os ciclos

O terceiro passo é usar uma tabela ou planilha para montar os ciclos. É importante destacar que aqui você já precisa ter anotado quais são as disciplinas básicas e quais são as específicas do concurso que você pretende fazer. Eu vou usar na minha tabela apenas exemplos de disciplinas básicas e específicas, não que elas realmente façam parte de algum concurso, é apenas para mostrar como funciona o ciclo.

como estudar por ciclos

Concurso do MP-RJ 2016

Como Funciona a Tabela do Ciclo de estudos

Acima você tem a tabela que eu fiz para explicar como estudar por ciclos. É uma tabela simples de 8 colunas por 14 linhas, caso você queira fazer uma parecida. É claro que quanto mais disciplinas tiver no seu edital, mais linhas terá a tabela. As matérias que eu coloquei ali são apenas exemplificativas.

Então na minha tabela eu só posso colocar um “x” nas disciplinas que eu terminar de estudar o tempo estipulado de acordo com o peso dela. Outra coisa importante é que eu só posso passar pro ciclo 2 depois que cumprir todo o tempo de estudo do ciclo 1. O tempo de cada ciclo ficou em 11 horas de estudo. Então seu objetivo inicial é bater essas 11 horas estudando TODAS as matérias do ciclo, não importa quantos dias você leve para fazer isso, mas acredito que em 3 dias você consegue bater essas 11 horas tranquilamente. Fechou o ciclo 1? Então vai pro ciclo 2. Fechou o ciclo 2? Então vai pro ciclo 3. Fechou o ciclo 3? Então veja a explicação abaixo!

>>> Curso Estudo e Memorização do Renato Alves <<<

Ciclo R

O ciclo R nada mais é do que o ciclo Revisão. Nele você irá revisar todo o conteúdo estudado nos 3 ciclos de 11 horas anteriores, ou seja, irá revisar apenas as partes mais importantes ou aquelas em que você possuir uma maior dificuldade. A cada 3 ciclos de estudo, faça um ciclo R de Revisão! Muito simples, não é?

Ciclo Q

O ciclo Q deve ser feito sempre após o ciclo R. No ciclo Q você fará as Questões de concurso relacionadas aos assuntos que você estudou nos 4 ciclos anteriores, nos 3 de estudo e no ciclo de revisão. Aqui vale o mesmo tempo para cada matéria, ou seja, 1 hora de questões nas básicas e 2 horas de questões nas específicas.

O que fazer Após o Ciclo Q?

É muito simples, você volta a fazer mais 3 ciclos de estudo. Depois de mais 3 ciclos de estudo você faz outro ciclo de revisão e, posteriormente, outro ciclo de questões. Você vai fazendo isso até chegar o dia da prova ou algumas semanas antes, já que na reta final é necessário adotar uma outra estratégia.

Conclusão

Por fim, vou lembrar que você de algumas coisas sobre o ciclo de estudos: Não ir para outro ciclo sem terminar o anterior, estudar mais as matérias específicas e fazer os ciclos R e Q a cada 3 ciclos de estudo normal (apostilas, livros, vídeo-aulas, etc). A forma como você vai estudar fica por sua parte, eu sempre recomendo o Estratégia Concursos por causa dos excelentes PDF’s.

Se você gostou dessas dicas de como fazer ciclos de estudos e quer mais dicas sobre como estudar, como fazer revisões, como fazer resumos e questões de concurso, recomendo que você dê uma olhada no Guia Prático para Passar em Concursos Públicos.

Deixe abaixo seu comentário com alguma dúvida ou dica sobre o Ciclo de estudos, grande abraço!

Como Estudar por Ciclos? Passo a Passo Completo!
5 (100%) 7 votes

6 Comentários

  1. jessiel R M de Souza

    oii guilherme gostei bastante dessas dica de ciclo de estudo , mas queria saber se poderia me ajudar a montar ciclo de estudo para CEF , o que você me recomendaria .

  2. Obrigado Patrícia! Bom, conteúdo extenso eu recomendo que você estude essas disciplinas (direito civil e processo civil) mais vezes durante a semana, algo entre 2 a 3 dias por semana. Assim irá fechar elas mais rápido e poderá começar a rever elas novamente 🙂

    Espero ter ajudado! Abraços

  3. Patrícia

    Guilherme, suas dicas são preciosas. No entanto, eu estou com bastante dificuldade em montar esse ciclo de estudos. Ainda mais, pelo fato de estar me preparando para o curso de Analista Judiciário Área Judiciária do TRE-SP desde fevereiro/2016. O conteúdo programático de Direito Civil e Processo Civil é imenso e estou com medo de não conseguir estudar tudo. O que você recomendaria ? Obrigada.

  4. Camila

    Parabéns pelo site e agradeço por compartilhar as dicas. Sucesso.

  5. Juliana

    Adorei a sugestão desse ciclo de estudos, vou colocar em prática. Esse artigo foi de grande ajuda para mim. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *