Concurso Analista Tributário da Receita Federal

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O concurso Analista tributário da receita federal, sem dúvidas, é um dos mais aguardados para 2016 ou 2017. Temos, atualmente, uma grande carência de servidores na Secretaria da Receita Federal do Brasil, o que torna o concurso uma das prioridades do órgão, assim como o concurso para auditor fiscal da receita. O que vamos ver neste artigo não é se o concurso vai sair ou não, mas sim detalhes como escolaridade, remuneração, e as atividades que um analista da Receita Federal precisa desempenhar no seu dia a dia.

A título de curiosidade são esperadas 3 mil vagas para analista da Receita Federal para o próximo ano.

Você já pensou em estudar para esse cargo? Então leia este artigo até o fim pois tenho certeza que, a partir disso, você começará a pensar em se tornar um analista de Receita!

Leia também:

concurso analista tributário receita federal

Escolaridade

Você sabe qual é a escolaridade necessária para concorrer no concurso analista tributário da receita federal? Tenho certeza que vai se surpreender ao saber que esse cargo exige apenas a formação superior em QUALQUER área de atuação. Isso quer dizer que tanto faz se você é formado em Direito ou em Administração ou qualquer outro curso. Você já ouviu falar sobre os tecnólogos? Eles possuem apenas 2 anos de duração e com ele você já pode fazer a prova para analista da receita!

Você precisa tomar cuidado para escolher apenas tecnólogos que sejam reconhecidos pelo MEC, pois somente esses valem como formação superior para concursos públicos.

Leia também:

analista da receita federal

Confira também: Auditor Fiscal da Receita Estratégia Concursos

Remuneração concurso analista tributário da receita federal

Com certeza o maior atrativo do concurso analista tributário da receita federal é a alta remuneração oferecida pelo cargo. Hoje em dia, a remuneração inicial é de  R$ 9.629,42, sendo que pode atingir até R$ 13.100,00 no decorrer da carreira. Confira aqui o último edital para analista da receita! Já se imaginou ganhando essa remuneração? Então clique abaixo e dê uma olhada no curso do Estratégia Concursos para Analista da Receita!

>>> Veja AQUI Curso Completo para Analista da Receita Federal 

O que faz um Analista Tributário da Receita Federal?

O que será que um analista da Receita precisa fazer para embolsar mais de 9 mil reais mensais? Vamos ver abaixo quais são as principais atividades do cargo para o concurso Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB):

  • Analisar o desempenho e efetuar a previsão da arrecadação;
  • Analisar pedido de retificação de documento de arrecadação;
  • Atuar nas auditorias internas das atividades dos sistemas operacionais da Secretaria da Receita Federal do Brasil;
  • Atuar no exame de matérias e processos administrativos, ressalvada a competência privativa dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil;
  • Executar atividades na área de informática, inclusive as relativas à prospecção, avaliação, internalização e disseminação de novas tecnologias e metodologias;
  • Executar atividades pertinentes às áreas de programação e de execução orçamentária e financeira, contabilidade, licitação e contratos, material, patrimônio, recursos humanos e serviços gerais;
  • Executar procedimentos que garantam a integridade, a segurança e o acesso aos dados e às informações da Secretaria da Receita Federal do Brasil;
  • Exercer atividades de natureza técnica, acessórias ou preparatórias ao exercício das atribuições privativas dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil;
  • Integrar comissão de processo administrativo disciplinar;
  • Lavrar termo de revelia e de perempção;
  • Proceder com a execução de outras atribuições inespecíficas da Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil, desde que inerentes às competências da Secretaria da Receita Federal do Brasil;
  • Proceder com a execução, em caráter geral e concorrente, das demais atividades inerentes às competências da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Vale lembrar que, em certos casos, o analista da receita pode ter porte de arma de fogo.

Como se preparar para o concurso

Você que pretende se preparar para o concurso analista tributário da receita federal precisa ter em mente que é fundamental fazer uma preparação com antecedência. Eu afirmo e garanto que é IMPOSSÍVEL você passar nesse concurso se esperar sair o edital para começar a estudar. É necessário que o concurseiro comece a estudar antes da publicação do edital. Em média, para ser aprovado na Receita Federal será necessário estudar entre 8 meses e 3 anos, tanto se você for fazer o concurso para analista, quanto para auditor.

Você pode também conferir nosso Plano de Estudos para Auditor Fiscal e se espelhar nele para montar o cronograma de estudos para o concurso analista tributário da receita federal.

Por acaso você já teve a sensação de que estudou, estudou e estudou mas não conseguiu aprender e memorizar nada? Então, clique no link abaixo e confira uma aula GRATUITA sobre Memorização para Concursos públicos, dada pelo professor e recordista de memória Renato Alves!

>>> Quero ver a aula gratuita de memorização <<<

Concurso Analista Tributário da Receita Federal
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *