Concurso Ministério da Fazenda 2017: Assistente Técnico Administrativo (ATA-MF)

Concurso Ministério da Fazenda 2017

Saiba todas as informações para o cargo de assistente técnico administrativo (ATA-MF)

O concurso Ministério da Fazenda 2017 é um dos mais aguardados para quem possui apenas o nível médio completo e deseja ingressar no serviço público federal em 2017. Para passar em concursos em 2017 é necessário começar a estudar com antecedência e, no caso do ATA-MF, não é diferente.

A grande concorrência que tivemos na último concurso do Ministério da Fazenda nos mostra que o concurseiro que deseja ser aprovado deve iniciar os estudos antes mesmo da publicação do edital. Com o objetivo de ajudar você a se preparar com antecedência, vamos passar hoje diversas informações sobre esse concurso que está previsto para 2017.

Não deixe de ler essa matéria até o final e fazer o download gratuito do E-book que está disponível no fim da página!

concurso ministério da fazenda 2017

concurso ministério da fazenda 2017

Concurso Ministério da Fazenda 2017: Previsão de edital

Muitas pessoas estão nos pedindo uma previsão de edital para o concurso ministério da fazenda 2017. Para fazermos essa previsão será necessário analisar o último concurso do ATA-MF e ver até quando vai a validade desse certame. Após vencer o prazo é provável que o órgão inicie os preparativos para publicação de um novo edital para assistente técnico administrativo.

O último concurso foi realizado no ano de 2014, e prova ocorreu exatamente na data de 27 de abril de 2014. Quando paramos para analisar o edital, vemos que a validade desse concurso é de 1 ano, prorrogável por igual período. Sendo assim, o prazo irá vencer logo no começo de 2017.

Com base nessas informações, podemos concluir que a previsão de edital para o concurso ATA-MF 2017 é o primeiro semestre.

Confira o curso completo do Ministério da Fazenda 2017 do Estratégia Concursos através desse LINK.

Atribuições do assistente técnico administrativo

O assistente técnico administrativo possui como atribuições do cargo: Execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento, de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ministério da Fazenda, ressalvadas as privativas de carreiras específicas, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis p

Resumindo, são atividades administrativas no dia a dia do órgão e também na parte de logística.

Quantidade de vagas por estado em 2014

No concurso do Ministério da Fazenda de 2014 tivemos a seguinte distribuição de vagas por estado:

concurso ministério da fazenda 2017

Conforme podemos ver, os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais tiveram mais vagas no último concurso. É pouco provável que essa distribuição se repita no concurso Ministério da Fazenda 2017, mas também são esperadas mais de mil vagas.

Os estados de São Paulo e Distrito Federal, que não foram contemplados no último concurso, devem ter muitas vagas em 2017.

Remuneração ATA-MF

A remuneração inicial do assistente técnico administrativo é de  R$ 3.670,00 na jornada semanal de 40 horas. Lembrando que para concorrer ao cargo é necessário apenas o nível médio completo.

Concurso Ministério da Fazenda 2017: Banca organizadora

Você já ouviu falar sobre a ESAF Concursos? (veja dicas aqui)

Essa é uma das bancas com nível de dificuldade mais elevado hoje em dia. A Escola de Administração Fazendária (ESAF) é a responsável também pelo concurso da Receita Federal para os cargos de auditor fiscal e analista tributário.

Concurso ATA-MF 2017: Como se preparar?

concurso ATA-MF 2017

concurso ATA-MF 2017

A melhor maneira de ser aprovado no concurso do ATA-MF 2017 é se preparar antes mesmo de termos uma previsão para a publicação do edital. O grande segredo dos aprovados em concurso público é estudar 3 ou 4 meses antes mesmo da publicação do edital. Mas, para fazer essa preparação antecipada, você precisa do direcionamento de um bom cursinho preparatório para concurso.

Confira o curso completo do Ministério da Fazenda 2017 do Estratégia Concursos através desse LINK.

Plano de Estudos ATA-MF

Eu gravei um vídeo falando sobre o concurso da Receita Federal 2017 e nesse vídeo eu mostro o passo a passo de como fazer um plano de estudos para o ATA-MF. Caso você queira conferir, basta clicar neste link.

Disciplinas cobradas no último concurso e formato de prova

O formato de prova do último concurso foi de múltipla escolha, como é tradição na ESAF. A prova contou com 70 questões distribuídas entre 50 questões de conhecimentos básicos e 20 questões de conhecimentos específicos. Nesse momento surge a importância de você focar tanto na parte específica que possui peso 2, quanto na parte básica que possui um grande número de questões.

Confira se o Estratégia Concursos é bom clicando aqui.

As matérias cobradas na prova foram:

BÁSICAS:

  • Português
  • RLM
  • Informática
  • Atualidades

ESPECÍFICOS:

  • Gestão de pessoas e atendimento ao público
  • Ética no serviço público
  • Administração Pública
  • Regime Jurídico dos agentes públicos

Assim como em 2014, é provável que no concurso Ministério da Fazenda 2017 não tenhamos prova discursiva (redação). Veja o último edital do concurso clicando aqui.

Dica para quem nunca enfrentou a ESAF

A dica agora é para você que pretende prestar o concurso ATA-MF 2017 e nunca fez uma prova da ESAF. A grande sacada é tentar resolver o máximo de provas anteriores dessa banca. Você pode fazer o download das provas da Receita Federal e do Ministério da Fazenda através do site do PCI Concursos ou do Questões de Concurso.

Download do Manual da Aprovação

O Manual da Aprovação é um livro digital que fiz para passar várias dicas sobre as matérias básicas de concurso (português, informática, RLM, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Administração). Tudo foi feito com base naquilo que mais é cobrado em prova. Para fazer o donwload gratuito desse material clique neste link.

Conclusão

O que você está esperando para começar a estudar para o concurso Ministério da Fazenda 2017? Esse é o momento de largar na frente da concorrência. Poucos concurseiros já começaram a estudar para o ATA-MF 2017 e saindo na frente suas chances de aprovação são muito grandes.

Caso você queira estudar de forma profissional com um material 100% focado no edital, clique no link abaixo:

>>> Material 100% focado no edital ATA-MF 2017 <<<

 

Concurso Ministério da Fazenda 2017: Assistente Técnico Administrativo (ATA-MF)
4.9 (98%) 10 votes

4 Comentários

  1. Tiago

    Olá Guilherme, você acha que há possibilidade de abrir vagas para o RS?

  2. Pode sim Antônia, pode trabalhar onde tiver algum órgão da receita federal ou da procuradoria da fazenda.

  3. Antônia luana de carvalho

    Se caso eu passar na prova e for chamada para a função de assisente administrativa no ministério da fazenda eu posso ser transferida para o litoral? Ou para qualquer outro cargo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *