Concurso TJ-RS 2017: Autorizado! Edital em breve!

Concurso TJ-RS 2017 está autorizado!

Se você está estudando para a área de tribunais, terá mais uma excelente chance de aprovação em concurso em breve! Estamos falando do concurso TJ-RS 2017, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O concurso foi autorizado agora no mês de março e em breve devemos ter a publicação do edital!

Essa é uma excelente oportunidade para você que já estuda para tribunais ou que está se preparando para o concurso DPE-RS 2017, já que ambos concursos possuem muitas matérias em comum.

Nesta matéria falaremos tudo a respeito desse concurso, como quantidade de convocados no último certame, banca organizadora, disciplinas cobradas e dicas para ajudar você a se preparar com eficiência!

Continue lendo até o final e veja as melhores dicas para o TJ-RS!

concurso tj-rs 2017 inscrições

Notícia publicada no site do TJ-RS

A notícia da autorização do concurso foi publicada no próprio site do TJ-RS, veja na íntegra abaixo:

“O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) autorizou, na última sessão (21/3), abertura de Concurso Público para os cargos de Analista Judiciário, classe “A”, e Técnico Judiciário, classe “A”.

O relator do expediente foi o 1° Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, cujo voto foi acompanhado pelos demais membros do COMAG. Em suas argumentações, o magistrado destacou a “conveniência e oportunidade, o permanente aumento no volume de processos, que exigem maior apoio na jurisdição nesta Corte”.

A validade do Edital n° 11/2012-DRH-SELAP-RECSEL se encerra em 21/6/17. Nele há previsão de provimento também dos cargos de Bibliotecário, Pesquisador Judiciário Classe R, Historiógrafo Classe P, Assistente Social Classe R, Arquiteto Classe R, Desenhista Classe M e Auxiliar de Comunicação (TJM). A seleção para tais cargos não será prorrogada, se encerrando na data prevista no edital.”

Convocados no último concurso do TJ-RS

Vamos ver agora quantos aprovados foram convocados no último concurso do TJ-RS. Ter essa informação é essencial para você saber o quanto de estudo irá precisar para chegar em uma colocação dentro do número de convocados no último concurso.

Ao total foram mais de 520 convocados no cargo de técnico judiciário, que exige apenas o nível médio completo. Apesar de serem previstas apenas 59 vagas no último edital, o órgão acabou nomeando quase 10x mais do que o previsto inicialmente.

Por ter uma validade de 4 anos, é normal que ao longo desse período seja convocado um número de aprovados muito maior do que as vagas previstas no edital. Lembre-se que concurso é algo de longo prazo, você pode ser aprovado hoje e ser convocado somente após 2 ou 3 anos de validade do certame.

RECOMENDADO:

Banca Organizadora

A banca organizadora do concurso TJ-RS 2017 ainda não foi definida. No concurso realizado em 2012 a banca organizadora foi a FAURGS e provavelmente será ela novamente. No entanto, nada impede que possamos ter a Fundatec, FCC ou Cespe como organizadora do próximo concurso.

Veja aqui o último edital do Concurso TJ-RS da banca FAURGS

Remuneração atualizada

O que o concurseiro quer é dinheiro no bolso. Essa é a sua maior motivação para estudar.

Veja abaixo a remuneração atualizada do concurso TJ-RS 2017:

  • Técnico Judiciário: R$ 3.860,28
  • Analista Judiciário: R$ 7.352,93

O que cai na prova do concurso TJ-RS 2017?

Veja abaixo as disciplinas cobradas no último edital! É normal que o novo edital mantenha até 80% das matérias cobradas no último certame, mas você deve ter cuidado porque muitas leis mudaram de 2012 para 2017.

Técnico Judiciário (nível médio)

concurso tj-rs 2017

Dentro dos tópicos de legislação nós temos:

  • Constituição Federal
  • Constituição Estadual do RS
  • Estatuto dos servidores estaduais do RS
  • Regimento interno do TJ-RS

Analista Judiciário (nível superior)

tj-rs

Taquígrafo (nível superior)

No cargo de taquígrafo tivemos 3 etapas no último concurso do TJ-RS. Sendo:

a) A Primeira Etapa consistirá em uma Prova Escrita Objetiva com 56 questões.

b) A Segunda Etapa será constituída por uma Prova Escrita Discursiva com uma (1) questão, que será avaliada caso o candidato seja aprovado na Prova da Primeira Etapa. As Provas das Primeira e Segunda Etapas serão realizadas no mesmo dia e horário.

c) A Terceira Etapa consistirá de uma Prova Prática, que será realizada para os 90 (noventa) candidatos aprovados na Primeira e Segunda Etapas e que obtiverem maiores pontos, incluindo-se os empatados na última posição.

taquígrafo concurso tj-rs

Como passar no TJ-RS 2017?

Vamos ser sinceros: se você quer passar em um concurso tão concorrido como o TJ-RS 2017, terá que fazer uma preparação com antecedência e com um material de qualidade. Não adianta você ter o melhor material do mundo e começar a estudar semanas antes da prova. Assim como não adianta você começar a estudar 1 ano antes do edital, mas ter um material ruim.

O bom material e a antecedência no estudo são as chaves do sucesso em concurso público. Além disso, você precisa ter organização para achar tempo para estudar, mesmo com a correria do dia a dia (trabalho, casa, filhos, etc). Recomendamos que você aprenda a fazer o seu próprio plano de estudos para concurso.

Passar no TJ-RS não é uma missão fácil, mas também não é impossível.

Deixe abaixo o seu comentário com alguma dúvida sobre o certame!

 

 

 

Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *