Desvendando os Segredos da Cesgranrio

Devido ao grande sucesso que o artigo Desvendando os Segredos da FCC fez aqui no Dicas Sobre Concursos Públicos, resolvi estender a série “desvendando os segredos” para outras bancas de concurso público, serão elas : Cesgranrio, Cespe/Unb, Esaf e Vunesp. A primeira delas vamos falar hoje, a banca Cesgranrio! Vamos juntos agora, desvendar os segredos da Cesgranrio!
Essa banca caracterizá-se por ser de nível intermediário e por realizar vários concursos a nível nacional. O grande segredo para passar na Cesgranrio é saber exatamente como a banca costuma cobrar suas questões e a partir disso traçar uma estratégia de prova para conseguir se sair bem.
banca cesgranrio

Como a Cesgranrio Costuma Cobrar

O estilo da Cesgranrio muito se parece com o da FCC (Fundação Carlos Chagas), isso porque ambas cobram suas questões com múltiplas escolhas e o estilo delas também é muito parecido, sendo que a única diferença está no nível de dificuldade, onde na FCC é mais elevado e na Cesgranrio é mediano. Vamos ver a seguir alguns pontos que merecem reflexão com relação ao estilo da banca cesgranrio : 
 

 Cesgranrio e os Textos de Lei

 
Assim como na FCC, a Cesgranrio costuma abusar dos textos de lei, colocando algumas pegadinhas apenas com trocas de palavras, principalmente quando ela organiza concursos da área bancária, quando faz pegadinhas de trocas de palavras com a legislação bancária. Um exemplo disso é trocar CMN por BACEN e vice-versa.


 

Cesgranrio : Priorizando as Específicas

Diferente de bancas como Cespe/Unb onde a prioridade são as matérias básicas, a banca Cesgranrio gosta muito de cobrar cerca de 60% de sua prova apenas de matérias específicas de cada cargo. Um exemplo disso vemos no edital do Banco do Brasil deste ano, onde as matérias de maior peso são Atendimento, Técnicas de venda e Conhecimentos bancários.

Estar Atualizado é Importante

Um outro fator que merece destaque na Cesgranrio é o fato de ela cobrar questões falando de situações do cotidiano, não apenas em Atualidades e Redação, mas também em outras matérias que caem na prova, usando textos de sites ou grandes jornais como exemplo. Um grande cuidado com relação a isso deve ser tomado nas provas que cobram redação, pois normalmente ela vem com caráter eliminatório e mesmo que acerte todas as questões da prova, um insucesso na redação pode colocar tudo a perder.

Passar na Cesgranrio : Fazer Questões Anteriores Aumentam as Chances

Ao observarmos provas passadas da banca Cesgranrio, podemos notar, claramente, que ela costuma repetir muitas questões, mudando apenas as palavras e também o contexto. Em outros casos, vemos questões absolutamente idênticas, um exemplo disso são as questões de Conhecimentos Bancários que costumam se repetir muito.

Conclusão

Com a análise da banca Cesgranrio, encerramos o segundo capítulo da série “desvendando os segredos”. Essas dicas são validas para você que está se preparando para o concurso do Banco do Brasil, Petrobras, e IBGE – que são concursos organizados pela Fundação Cesgranrio. Espero que tenha ajudado a mostrar no que você deve focar quando estudar para provas da banca cesgranrio, para que com isso consiga aumentar a sua chance de aprovação!

Clique AQUI e conheça o Manual da Aprovação

 
Peço que deixe seu comentário, se gostou do artigo, se não gostou, esse feedback é muito importante para mim! Bons estudos e até a próxima 😀



 
 




 





 

 
 

 

Avalie esse artigo!