Novo Concurso Para Agente Penitenciário de MG à Vista!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Governo do Estado de Minas Gerais motivado pelo Ministério Público de MG, planejou em 2011 abrir três concursos públicos consecutivos para o provimento do Cargo de Agente Penitenciário.

Isso para atender um acordo feito na justiça com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais para substituição de mais de 15.000 agentes contratados, por concursados. Há décadas esses cargos públicos vinham sendo ocupados por funcionários sem aprovação em concurso público.

Diante disso o MP-MG alegou na justiça que as contratações estavam ferindo os princípios constitucionais elencados no Artigo 37 da Constituição Federal, mais precisamente o Inciso II:

“a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.”

Até então, somente dois Editais foram concluídos e (2012 e 2013) e o terceiro concurso foi temporariamente suspenso, por políticas a favor da manutenção das contrações por processo simplificados a concursos.

Ou seja, ainda há mais de 50% de agentes contratados, totalizando quase 10.000 contratos por processo simplificado. Leia o texto até o final e descubra o porquê será necessária a abertura de um novo Concurso de Agente Penitenciário no Estado de MG em breve.

concurso agente penitenciário MG

O Motivo do Novo Edital de Agente Penitenciário de MG em Breve

 

Apesar de acordo, até fevereiro do 2016 o Governo mineiro continuou a renovar os contratos. Então, novamente o MP-MG ajuizou uma nova ação em março de 2016, pois chegou à conclusão da priorização do Estado de Minas pela manutenção das contratações, a concursos públicos.

Isso porque chegou ao ponto de deixou o certame de 2013 (Edital 008/SEDS-MG) muito moroso, a ponto de deixá-lo parado por um ano na terceita etapa dos exames psicológicos para continuar com a manutenção das contratações.

Além disso, em setembro de 2016 a Procuradoria Geral do Estado de Minas Gerais comprou a briga, ajuizando uma Ação Direita de Inconstitucionalidade – ADI, pedindo inclusive a anulação da Lei mineira de número 18.185/09, que regulamenta a contratação temporária por necessidade do serviço público, alegando desvio da finalidade de sua criação, por motivos já mencionados nos parágrafos anteriores.

Há rumores que o Estado sequer quer esperar o fim do prazo dos contratos e poderá rescindir quase 10.000 contratos de uma só vez logo em 2018.

Gostaria de Seguir a Carreira de Agente Penitenciário no Estado de MG?

 

Imagine… que o concurso publique de uma hora para outra, será que você estará preparado para conquistar uma das milhares de vagas que serão ofertadas no próximo Edital? Se a sua resposta for sim, então parabéns!

Agora se você for o famoso concurseiro “paraquedista” ou seja, só começa a estudar depois que o Edital é publicado, pare para pensar… será que isso será uma atitude inteligente?

Por que esperar o Edital publicar para começar a estudar, tendo em vista que o próximo Concurso de Agente Penitenciário do Estado de MG poderá ser muito mais concorrido em função do salário inicial de R$4.098,00 e situação de crise e desemprego em que o país atravessa em geral?

Algumas centenas de pessoas já saíram na frente e estão engajadas estudando, com base nos conteúdos do último Edital de 2014. Isso porque elo menos 90% dos conteúdos programáticos serão os mesmos.

Enfim, se você que chegou até aqui é porque tem interesse em seguir essa belíssima carreira.

Por isso, eu vou deixar um presente…

Baixe gratuitamente HOJE o meu livro, em que REVELO passo-a-passo, a mesma estratégia de estudo que usei no último Concurso de Agente Penitenciário de MG, que é simples de seguir, direta e capaz de levá-lo à lista final de classificados, dentro das vagas, no próximo Edital.

Ela foi fundamental para conseguir o 18º, lugar pela 4ª Risp, no último certame de 2014.

No mais, desejo sucesso e se puder ajudar em alguma dúvida estarei à disposição através do portal abaixo.

Site: http://concursoagentepenitenciariomg.com/

Autor: Victor Sobral.

 

Novo Concurso Para Agente Penitenciário de MG à Vista!
Avalie esse artigo!

1 comentário


  1. gostaria de saber se haverá realmente o concurso para agente penitenciário e se vai ter vagas para penitenciária
    de Unaí mg Quero saber se será exigido o ( o nível médio )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *