10 Sites Gratuitos para Estudar para Concursos

Tempo de leitura: 6 minutos

 

A Internet pode distrair bastante os concurseiros, mas também pode ser um espaço para que eles estudem para os concursos previstos em 2018. Há muitos sites gratuitos nos quais as pessoas encontram conteúdos direcionados especificamente para os certames, além daqueles que trazem temas escolares, mas que também estão nos editais.

As formas de os conteúdos programáticos dos concursos serem estudados pode ser por blog ou até por pequenos cursos à distância. Existem muitos sites com provas anteriores e aqui estão os 10 dos mais eficazes para quem é concurseiro.

 

1 – Questão Certa

 

Sempre se diz aos concurseiros que é preciso estudar por meio das provas anteriores, mas alguns têm dificuldade para que essas provas sejam localizadas. É para isso que serve o site Questão Certa: ele tem um banco de questões de diversos certames.

Totalmente de graça, esse site também deixa que se procure por uma organizadora específica, além de haver ranking com os estudantes para concurso que se cadastram e até mesmo uma pergunta comentada periodicamente. A página é: https://www.questaocerta.com.br/ e existem blogs parceiros para que o concurseiro também visite.

 

2 – Resultado Concursos

 

Esse site tem explicações a respeito dos certames e também proporciona videoaulas. Isso é muito bom para quem está se preparando através de apostilas físicas e quer variar um pouco a forma de aprender. Além de ver videoaulas, os concurseiros que vão ao Resultado Concursos também encontram notícias como em um blog e ocorrem alguns sorteios. A página é http://www.resultadoconcursos.net/.

 

3 – Brasil Escola

 

O Brasil Escola não é específico para concursos, mas existem muitas matérias ali que podem estar nos conteúdos programáticos, em especial Português. Apesar de não ter uma aba apenas para concurso, existe uma para vestibular e pode-se treinar num pouco com elas.

Vale dizer que não são apenas as disciplinas específicas que são achadas no Brasil Escola: podem-se encontrar alguns temas de atualidades lá e que são requisitados em diversos concursos. A sua página é https://brasilescola.uol.com.br/.

4 – UOL Educação

 

Quando se trata do UOL, os internautas pensam nas notícias, o que ajuda também para a parte de Atualidades. No entanto, esse site tem uma divisão somente para os concursos públicos, ou seja, são muitos conteúdos específicos. Ele é bem parecido com o Brasil Escola: tem diversos conteúdos de Língua Portuguesa e de outras matérias que podem estar nos certames.

Logo na página inicial, encontram-se matérias a respeito de período literários e há uma barra em cima onde se pode trocar a disciplina. Cabe dizer que é possível achar questões para teste nesse site também: https://educacao.uol.com.br/disciplinas.

 

5 – Só Matemática

 

Não são poucos os editais que pedem Matemática como um dos conhecimentos e o site Só Matemática é exclusivo para essa disciplina. Existem temas separados por escolaridade e há muitos materiais de apoio que podem ser comprados: eles não são de concurso, mas têm os assuntos de Matemática bastante explicados, então ajudam.

Uma coisa positiva é que o Só Matemática tem diversos exercícios e também curiosidades. Na realidade, os concurseiros podem até ficar sabendo sobre softwares específicos para essa matéria e há ainda brincadeiras. O link é https://www.somatematica.com.br/.

 

6 – Jurisway

 

Esse é um site que tem como público os advogados ou outros profissionais da carreira jurídica. As matérias são especiais para quem vai fazer algum concurso desse ramo e existem perguntas para que a pessoa estude, além de videoaulas disponíveis e ainda artigos diversos.

Se os concurseiros quiserem fazer algum curso de poucas horas, podem fazer também, apesar de isso ser pago. Dentre as outras facilidades gratuitas, tem-se o Dicionário Jurídico: a pessoa pode colocar ali algum termo e deixar que o site traga o significado. Até mesmo histórias em quadrinho estão disponíveis para que se aprendam os temas do Direito e a página é https://www.jurisway.org.br/.

 

7 – Fernando Nishimura

 

Esse não é exatamente um site, mas sim uma página que o Fernando Nishimura possui no Scribd e na qual coloca diversos arquivos referentes a certames. O destaque absoluto é para as provas: é um local de grande apoio para os concurseiros que querem usar provas de bancas para estudar, mas não as encontram. Aliás, vale dizer que a página do Fernando Nishimura tem até mesmo questões comentadas: https://pt.scribd.com/user/7576473/Fernando-Nishimura-de-Aragao.

 

8 – ILB

 

Esse é o Instituto Legislativo Brasileiro e também é incrível para os concurseiros do Direito. Aqui tem-se muitos artigos e, principalmente, existem pequenos cursos que permitem que alguns assuntos dos editais sejam aprofundados.

Os concurseiros podem selecionar se querem os cursos com monitoria ou sem nenhum monitor e também têm diversos outros sites importantes que ficam no seu rodapé, como o Transparência, e existe um blog onde os concurseiros também podem localizar certas discussões importantes para as suas provas. A página do ILB é a https://saberes.senado.leg.br/.

9 – PCI Concursos

 

Esse é um site quase impossível de não ser conhecido, já que é amplo com relação a conteúdo. Dentro do PCI, os concurseiros acham quase qualquer coisa: eles podem aproveitar as questões comentadas e também podem procurar pelos editais de acordo com a região, existindo também a área para os editais nacionais.

Esse site também é cheio de provas de concursos anteriores: na página inicial, clica-se em “provas” e existem várias maneiras de se localizá-las como de acordo com o cargo. Vale dizer que existe uma seleção de provas somente para as carreiras em tribunais e que se podem utilizar os vídeos. A página é https://www.pciconcursos.com.br/.

 

10 – Youtube Edu

 

Poucos internautas têm esse conhecimento, mas o Youtube tem um segundo site dentro dele que é para a Educação. Ali se pode encontrar videoaulas para os vestibulares ou então para os certames, além de uma série de canais à direita nos quais as disciplinas são tratadas.

O link é o https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg, mas cabe dizer que a versão comum do site também reúne uma série de vídeos sobre concursos. Se o edital apresenta “Orações subordinadas” dentre os conteúdos, basta colocar isso na busca para que muitas videoaulas apareçam. Isso serve para os temas pedagógicos ou para qualquer outro que constem nos conteúdos programáticos.

 

DICA EXTRA

Além de todos esses sites que citamos no artigo, você ainda pode contar com o Estratégia Concursos e o Gran Cursos que oferecem aulões e cursos extensivos online de forma gratuita para diversos concursos com edital aberto e previsto.

10 Sites Gratuitos para Estudar para Concursos
5 (100%) 1 vote

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *