AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL: Saiba tudo sobre essa carreira!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sonha em passar no concurso e se tornar agente da polícia federal? A Polícia Federal é um dos órgãos dos quais os brasileiros mais ouvem falar, especialmente por causa das suas ações contra a corrupção. São muitos os contextos nos quais se tem a atuação dessa polícia, como nas medicas contra fraude, além da pirataria: quando existem ações para que os produtos piratas sejam apreendidos, quem atua é a PF.

Todos os tributos de ordem federal também são recolhidos por essa instituição: existem leis referentes aos impostos e essa polícia realiza a sua fiscalização. As operações da PF são conhecidas por que costumam ter como alvo grandes empresários e mesmo os políticos: há Operação Shylock e também Parajás, bem como Paraíso Fiscal e ainda A Fronteira Blindada.

Uma vez que se mencionou essa operação federal, deve-se esclarecer que a Polícia Federal também observa todas as fronteiras do Brasil, evitando que contrabandistas possam atravessar e, principalmente, os traficantes. É essa corporação que também impede muitos dos imigrantes ilegais.

A exportação brasileira gera muitas cifras e é a PF quem trata da parte aduaneira: nos terminais portuários e ainda nas rodovias, assim como nas alfândegas dos aeroportos, essa polícia assegura que somente os itens com nota fiscal e com os devidos impostos recolhidos poderão entrar.

 

Agente da Polícia Federal: como é a carreira?

 

Uma das atividades mais “famosas” dos agentes de Polícia Federal e levar as pessoas que estão detidas por causa de crimes fiscais, assim como comprimir mandados para que suas coisas sejam levadas. Contudo, os agentes também trabalham com situações em que patrimônio público é destruído, podendo auxiliar ainda quando se tem operações especiais.

 

>>> SIMULADO GRATUITO PF ESTRATÉGIA CONCURSOS <<<

 

Exigências para ser agente de Polícia Federal

 

Todos esses agentes precisam ter algum ensino superior e eles podem ser de todos os segmentos. Também é preciso que esses agentes tenham boa condição física e que a sua capacidade mental também seja avaliada. É obrigatório que as pessoas que se candidatam a agentes tenham servido na Justiça Militar, caso seja homens, ou consigam comprovar para a PF que não foram convocadas.

As pessoas que são naturalizadas brasileiras podem ser agentes. É indispensável ainda que todos os inscritos para atuar na PF tenham a sua situação na Justiça Eleitoral regularizada.

 

Como é o concurso para agente da Polícia Federal?

 

As perguntas que estarão na prova para ser agente serão de Informática e também de Raciocínio Lógico, além de ser incluída a Língua Portuguesa e diferentes temas sobre Atualidades. O concurso da PF poderá solicitar noções de Contabilidade e muito mais.

Normalmente, a seleção desses agentes é apenas por prova de múltipla escolha, apesar de ser possível que a organizadora coloque perguntas dissertativas. Uma das bancas que mais fazem concursos dessa natureza é a CESPE: como dito, ela usa perguntas no estilo múltipla escolha, mas também pode ocorrer adaptação para que se tenha até produção de texto.

De que forma os candidatos a agentes da Polícia Federal podem se preparar?

 

Os concursos para agentes da PF de outros anos são encontrados em diversos sites e é indicado que se baixem as provas para que elas sejam resolvidas. Isso é importante porque vai mostrar ao concurseiro que tipo de perguntas são colocadas e de que maneira os conteúdos programáticos são usados.

Porém, não adianta que qualquer concurso seja usado: os candidatos têm de se focar nas provas que são mais recentes. Quando essas provas já passaram de cinco anos, elas tendem a estar desatualizadas e utilizá-las para estudar pode fazer com que o candidato a agente se prepare da maneira errada.

Um modo para que essas pessoas estudem é intercalando os livros-texto de qualquer assunto com alguma videoaula a respeito daquilo. Uma ferramenta fundamental é realizar resumos e, no caso de a pessoa precisar de técnicas mais visuais, ela pode criar os mapas mentais.

Uma dica quando se fala de preparação para agente da Polícia Federal é que, no momento em que houver um edital, o conteúdo que consta deve ser estudado de maneira completa. Algumas pessoas pensam que estudar somente a maior parte do conteúdo já serve, mas são exatamente as perguntas sobre o que não foi estudado que podem fazer com que essa pessoa perca a sua oportunidade.

 

Qual é a remuneração do agente de Polícia Federal?

 

Os cargos públicos na PF costumam ter remuneração inicial, ou seja, o tempo de atuação e os próprios ajustes tornarão esses vencimentos maiores. Sobre o agente de Polícia Federal, os seus vencimentos iniciais são de R$ 8.700,00, aproximadamente. É claro que os próximos certames não precisam reproduzir a faixa de salário dos outros: pode haver um pouco mais ou uma remuneração ligeiramente menor. Os agentes desse órgão têm recolhimento da Previdência e diversos benefícios, inclusive com relação à assistência médica.

Vale lembrar que a banca organizadora do concurso é a Cebraspe, escrevemos um artigo completo com 7 dicas para ajudar você a ser aprovado nessa banca. Clique Aqui para ler!

Vale a pena ser agente da Polícia Federal?

 

Mesmo havendo uma remuneração de quase R$ 9.000,00, cabe perguntar se vale a pena ser um agente e vale. A Polícia Federal tem instalações bastante diferentes daquelas que são associadas à cadeia, por exemplo: é tudo muito mais organizado, inclusive porque a maioria dos investigados tem ensino superior ou então é uma autoridade. As diligências que a PF realiza são bastante interessantes e há uma boa progressão de salário.

Qual o melhor cursinho preparatório para ser agente da Polícia Federal?

 

Em um concurso com concorrência tão grande como o de agente da polícia federal você precisa buscar o seu diferencial. Ter um material de estudos completo e focado no edital pode fazer toda a diferença na sua preparação e no dia da prova.

Já analisamos diversos cursos aqui no blog, como o Gran Cursos, Estratégia Concursos, Focus e muitos outros.

Para o concurso de agente da polícia federal, o mais indicado é o Estratégia Concursos, pois possui o maior índice de aprovação do país.

Caso você queira começar a sua preparação, aproveite para testar os seus conhecimentos através do SIMULADO gratuito do Estratégia Concursos para a Polícia Federal, clique no LINK abaixo para baixar gratuitamente:

>>> SIMULADO GRATUITO PF ESTRATÉGIA CONCURSOS <<<

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL: Saiba tudo sobre essa carreira!
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *