BANCA AOCP PERFIL: DICAS PARA SER APROVADO!

Tempo de leitura: 6 minutos

 

O fato de você estar aqui significa que a Assessoria em Organização de Concursos Públicos ( Banca AOCP) interessa de alguma maneira: há os que tentaram fazer os seus concursos e não foram aprovados ou os que estão inscritos pela primeira vez em seus certames. De fato, conhecer a AOCP com um pouco mais de profundidade será fundamental para que o cargo público fique mais próximo.

Vale lembrar que essa é a organizadora do concurso TRT RJ 2018! Veja as melhores dicas sobre ele:

Qual é a complexidade da Banca AOCP?

 

Essa não será uma das bancas que mais vai assustar os concurseiros: na realidade, ela está dentre as que têm perguntas mais simples, ou seja, com menos recursos para que eles fiquem confusos. Dessa maneira, os enunciados não são muito longos e, mesmo que tenham tamanho maior, eles não são difíceis: provavelmente, o concurseiro vai entender aquela pergunta em apenas uma leitura.

Não é só com relação aos enunciados que se pode mencionar isso: as alternativas também são relativamente simples de se compreender. Como dito, a prova da AOCP tende a ser de múltipla escolha e a contagem dos acertos é puramente somatório, ou seja, não existe o sistema de excluir uma correta no caso de outra resposta estar errada.

Não deixe de ler também nossas dicas sobre a Cetro Concursos e a Banca IBFC!

Que conteúdos a AOCP coloca em suas provas?

 

Como quase todos os certames, ele também possui perguntas de conteúdo específico e serão de acordo com o órgão que está selecionando. Uma coisa particular dessa banca é que, para qualquer conteúdo, ela se vale do que é chamado de literalidade: os temas literalmente. Quando se trata em literalidade no Direito, por exemplo, quer dizer que ela espera que o concurseiro tenha memorizado a lei.

É claro que memorizar diferentes leis ou mesmo normas gramaticais não é tão fácil, mas seria pior se o candidato tivesse de fazer grandes análises sobre diferentes assuntos. Sendo assim, a literalidade que essa organizadora requer tem seu lado positivo.

Alguns conceitos matemáticos também entram no certame da Assessoria em Organização de Concursos Públicos, em especial a resolução de problemas. Mais uma vez, a redação desses problemas não é complicada e as pessoas com todo tipo de escolaridade conseguem compreender. Aliás, até os tipos de conta não são tão elaborados, a não ser que seja um concurso que requisite alto grau de Matemática.

É claro que as provas da AOCP também vão integrar a Língua Portuguesa, mas os conteúdos perguntados são quase praxe: eles estão na maioria absoluta dos concursos e em quaisquer organizadoras. A tipologia textual vai ser requisitada, bem como a interpretação de texto e ainda a Sintaxe, dentre outros. Os enunciados dessa disciplina também são simplificados.

Como a AOCP elabora as suas perguntas?

 

Cada pergunta dessa banca tem 5 alternativas e elas são curtas, na maior parte das vezes. Os enunciados também são de poucas linhas e não é comum que a Assessoria em Organização de Concursos Públicos solicite redação; porém, ela pode perguntar a respeito de produções de texto, como que tipo de coisas colaboram para que ele seja entendido.

Pode-se notar como a literalidade citada é fundamental nas provas de Direito da AOCP: ela costuma colocar enunciados ainda menores para esses assuntos e perguntar “friamente” o que a Constituição diz, por exemplo, sobre X tema.

A diferença com relação à prova de Língua Portuguesa é bem clara por causa da interpretação textual que também é utilizada nas perguntas. Apesar disso, os conceitos “crus” também servem para as perguntas dessa matéria: a AOCP pode questionar sobre regras gramaticais, sem existir espaço para que o concurseiro “analise” nada.

 

Principais concursos

 

Essa banca organizadora não é tão recente e podem-se achar numerosos certames públicos que foram preparados por ela, tais como o do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além dos concursos para os tribunais e ainda para as prefeituras.

Outra empresa conhecida para a qual a AOCP já preparou concursos é a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), havendo ainda universidades e também câmaras, além da Polícia Militar.

Como se preparar para a AOCP?

 

Os concurseiros que estarão em um certame da Assessoria em Organização de Concursos Públicos precisam treinar por meio de exercícios, especialmente a análise sintática: esse é um assunto de Língua Portuguesa que muitas das suas provas vão solicitar. É fundamental que quem se inscreve tenha atenção para a literalidade das leis, mesmo que o certame não seja para o ramo de Direito: a maioria dos cargos solicita que se saiba sobre a sua legislação.

Uma das formas para que os concurseiros saibam de maneira literal as leis é repeti-las em voz alta várias vezes e todos os dias. Não é necessário que o indivíduo saiba cada uma das vírgulas ou então as palavras exatas, mas é preciso que ele consiga reconhecer determinado artigo, por exemplo. Pedir para que outra pessoa fique com a lei e tente-se falar o que está escrito já é um grande meio para memorizar.

Quando a prova da AOCP solicitar Direito Constitucional, é preciso que a pessoa estude quais são os direitos do Estado e o que ele deve fornecer à população. Os participantes do certame também terão de saber sobre Informática: muitos concursos dessa organizadora incluem perguntas sobre os sistemas operacionais mais conhecidos.

Uma dica bem necessária com relação às perguntas de Português é que a Assessoria em Organização de Concursos Públicos não as muda muito. A pessoa que prestar algum dos seus certames em 2015 e tentar de novo no ano de 2018, por exemplo, verá que muitas das perguntas dessa disciplina são as mesmas.

As pessoas que desejarem mais chances de conseguir a aprovação têm de se lembrar de fazer simulados constantes: uma vez por semana seria uma quantidade ideal. Para esses simulados, é só o concurseiro procurar a página da AOCP e acessar seus certames de até 5 anos.

Mesmo que se tenha dito que essa organizadora quase nunca requer produção de texto, ela pode passar a solicitar. Se o edital mencionar redação, a pessoa inscrita precisa se habituar a fazer dissertações por escrito e vale a pena procurar algum professor particular para fazer correções.

BANCA AOCP PERFIL: DICAS PARA SER APROVADO!
5 (100%) 1 vote

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *