Como Estudar para o concurso do INSS? Veja o Manual Completo!

Tempo de leitura: 10 minutos

Quando falamos a respeito de como estudar para o concurso do INSS, sempre surgem muitas dúvidas e todos pensam que existe um grande segredo para conseguir a aprovação para o cargo de técnico do seguro social. A verdade é que não existe segredo, mas sim esforço e dedicação. Eu não canso de falar aqui  no blog sobre o concurso do INSS porque ele será o maior concurso da história do Brasil, por ser aguardado desde 2014 e vai sair somente no final de 2015.

Eu já falei sobre esse concurso no artigo 10 verdades que ninguém te conta sobre o concurso do INSS e também no Cespe será a banca do INSS. Lá você vai encontrar mais informações. No artigo de hoje eu vou focar em passar o máximo de conteúdo para que você consiga finalmente descobrir como estudar para o concurso do INSS, então fique comigo e leia este artigo até o fim 😀

>>> Curso para o Concurso do INSS 2016 Startcon

Como Estudar para o Concurso do INSS: Informações Importantes

A primeira coisa que precisamos deixar clara neste artigo sobre como estudar para o concurso do INSS é que, recentemente, a autarquia divulgou uma nota informando que a prova está sim confirmada para o ano de 2015! Vejo muitos sites falando que o concurso irá ficar para o ano que vem, mas a nota OFICIAL é a de que o edital do INSS irá sair até o dia 29/12. Com isso, a prova será no mês de fevereiro de 2016. Aposto que você ainda tem uns 4 meses de estudo pela frente!

Você Precisa Fuzilar a Cespe/Unb

como estudar para o concurso do inss

Temos duas opções: ou você fuzila a Cespe/Unb ou ela fuzila você! Não há meio termo em provas da Cespe, ou você arrebenta ou sai arrebentado. O momento é de focar na resolução de muitos exercícios da banca Cespe através de sites de questões como o Qconcursos e também o site A Casa das Questões. Outra boa opção é ir no site da Cespe e baixar provas anteriores lá mesmo, já que todas são liberadas, diferente do que ocorre com a banca FCC. Veja abaixo algumas dicas de como estudar para o concurso do INSS pelas matérias básicas e específicas.

>>> Saiu o Edital do Concurso do INSS 2016

Eu fiz também um Vídeo ensinando a Como Estudar no INSS, Veja abaixo:

 

Como Estudar para o Concurso do INSS: Língua Portuguesa

A primeira dica sobre como estudar para o concurso do INSS é de língua portuguesa! A Cespe é e sempre será muito chata na matéria de língua portuguesa. Ela faz você ter a certeza de que a questão está correta e quando sai o gabarito você vê que está errada. Por meio de um estudo detalhado vemos que a banca Cespe não muda muito seu estilo na hora de elaborar as questões de português. Minha aposta são 20 questões, sendo 13 de gramática e 7 de interpretação de texto. A tendência é cair também redação oficial. A Cespe é bem mais gramatiqueira do que outras bancas. Veja abaixo os principais pontos cobrados por ela:

  • Conectores
  • Pronome Relativo
  • Vocabulário
  • Pontuação
  • Concordância Verbal/Nominal
  • Crase/Regência
  • Aspecto de verbo

Concurso do INSS 2017

Como Estudar Informática?

Recentemente, na prova da polícia federal de 2014, a Cespe deu um grande susto nos concurseiros: cobrou 14 questões de informática! O normal é ficar entre 7 e 10 questões. O que mais impressionou foi o nível das questões, sendo que a maioria foi muito mal. Veja abaixo o que a banca vem cobrando nesta disciplina:

  • Redes
  • Protocolos
  • E-mail
  • Planilhas
  • Word 2010/2013
  • Hardware
  • Teclas de atalho
  • Caminhos para fazer alguma ação

A melhor maneira de descobrir como estudar para o concurso do INSS na disciplina de informática é fazer tabelas, por exemplo, com as teclas de atalho ou as fórmulas do excel. É uma matéria chata e que a maioria das pessoas acaba deixando de lado, o que pode se transformar no seu diferencial! Outra dica importante é cuidar as palavras-chave e frases que entregam a questão, por exemplo: Nunca, Jamais, Sempre, É necessário, Tal sistema operacional pode fazer isso mas o outro não pode, Não pode abrir esse arquivo em outras versões, etc. Se você possui dificuldades nessa matéria, sugiro que dê uma olhada neste resumo, clicando aqui. Veja abaixo como estudar para o concurso do INSS na parte de informática!

  • Mapas Mentais para o INSS

Como Estudar RLM?

Raciocínio Lógico Matemático, está aí uma disciplina que a Cespe adora! O mais legal é que ela gosta muito mais da parte de lógico do que da parte de matemática, diferente de bancas como Vunesp, FGV e Cesgranrio.

A dica que eu não posso deixar de fora do artigo como estudar para o concurso do INSS com relação a RLM é focar nas questões de tabela verdade e de proposições, o chamado silogismo.

Ética

Se você vier me perguntar como estudar ética para o concurso do INSS eu vou ficar muito chateado! É Simples: É só ler o código de ética dos servidores públicos federais  umas duzentas vezes e depois fazer todos os exercícios da banca!

Curso para o INSS

Opa, vamos fazer uma pausa aqui nas dicas de como estudar para o concurso do INSS! Gostaria de lhe indicar o melhor curso do INSS do mercado no momento. Estou falando do Estratégia Concursos, o campeão de aprovação em concursos públicos federais no Brasil. Eles possuem vídeo-aulas em alta resolução e muitos PDF’s com vários exercícios focados em sua banca examinadora. Eu pesquisei bastante e não encontrei nenhum curso que chegasse aos pés do Curso do INSS do Estratégia, se você quiser dar uma conferida nos preços, basta clicar AQUI!

Vamos agora continuar vendo as dicas de como estudar para o concurso do INSS!

Como Estudar Direito Administrativo

Esse disciplina está presente em qualquer concurso no âmbito federal, como TRT, TRE, DPU, Receita Federal ou qualquer outro. No concurso do INSS não poderia ser diferente. Estudar Direito Administrativo é muito legal pois aprendemos várias coisas que serão úteis no nosso dia a dia de servidor público, como a lei 8.112, a lei das licitações e contratos, Atos administrativos, etc.

O Direito Administrativo é mecânico, visual e auditivo, isto é, você precisa escrever, ler e assistir aulas para conseguir fixar a matéria. Faça resumos das principais leis: 8.112, 8.666, 9.784 e 8.429. Além disso, quanto mais exercícios fizer, melhor será seu desempenho na prova, pois as questões dessa matéria costumam se repetir!

Direito Constitucional

Esta matéria é a alegria de muitos concurseiros que buscam informações sobre como estudar para o concurso do INSS porque as bancas costumam cobrar o texto de lei puro da Constituição Federal. Eu gosto sempre de começar as provas por esta disciplina pois assim eu ganho confiança. A melhor dica que posso lhe dar para estudar direito constitucional é ler várias vezes a sua CF e destacar as palavras-chave de cada artigo.

No caso do Concurso do INSS, no último edital apareceu somente 21 artigos para serem estudados, do 1 ao 17 e do 37 ao 41. Minha aposta para o novo concurso é que isso aumente um pouco e seja incluída a parte de organização da União e também as competências do Presidente da República e crime de responsabilidade. Veja abaixo dicas de como estudar para o concurso do INSS na matéria de Direito Previdenciário!

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)-TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Como Estudar Direito Previdenciário para o INSS?

Por fim, chegamos no Direito Previdenciário! No último concurso do INSS foram cobradas 40 questões dessa matéria de um total de 60 questões da prova, bastante? Sim! Previdenciário irá fazer toda a diferença em sua nota no concurso do INSS.

É necessário focar no estudo das leis 8.212 e 8.213, já com suas alterações promovidas pela MP 664, que alterou bastante coisa na legislação previdenciária. Quando você for resolver questões, tenha cuidado para não fazer questões antigas, como as da prova do INSS de 2008 da Cespe, pois a maioria das questões estarão desatualizadas. Foque em questões de 2013 pra cá e também novas questões elaboradas por cursinhos.

Aqui eu volto a indicar o curso do INSS do Estratégia porque o professor Ali Mohammed é o melhor professor de direito previdenciário do país, tenho certeza que ele será o seu melhor aliado nessa preparação!

Guia para Passar + Curso GRÁTIS Completo e Atualizado do INSS 2015

Se você quer aprender de vez a como estudar para o Concurso do INSS, então veja só isso: Eu já passei em prova da Cespe e, recentemente, comemorei minha aprovação em uma prova da FCC. Passei no Concurso do TRT/RS, em uma ótima colocação. Isso aconteceu graças a um método que eu descobri 5 meses antes da prova. Estou falando do Guia para Passar em Concurso do Kalebe Dionísio (aprovado em 8 concursos públicos).

Se você está meio sem grana e mesmo assim quer investir para mudar de vida, indico que CLIQUE AQUI e se Inscreva no Curso do Kalebe. Está com uma promoção temporária que vai ajudar você a conseguir passar em concurso com menos de 1 ano de estudo (para mim funcionou com 5 meses de estudo).

Super BÔNUS GRÁTIS

Além disso ele está dando Vários bônus GRÁTIS, entre eles um CURSO COMPLETO e ATUALIZADO DO INSS 2015 de um Curso preparatório bastante conhecido! Só não sei por quanto tempo ele vai manter esse bônus, então corre lá e compra agora o curso clicando AQUI!

Os outros bônus são:

  • Mapas Mentais para Concurso
  • Português para Concursos
  • E-books Jurídicos para Concursos
  • Mega Bônus com vários materiais de estudo para DIVERSOS Concursos

Clique AQUI, veja o Vídeo e Se Inscreva para Ganhar o Curso do INSS e todos os outros bônus!

Você Vai Conseguir!

sena

Espero ter contribuído para que você pudesse aprender a como estudar para o concurso do INSS! Tenho certeza que, em breve, você estará vendo seu nome na lista de aprovados deste concurso tão concorrido. Acredite em seu projeto, se o INSS é o concurso da sua vida, dedique-se ao máximo e não dê ouvidos para o que os outros vão falar, no final é somente você e o concurso de seus sonhos. Boa sorte e não esqueça de deixar um comentário abaixo!

Como Estudar para o concurso do INSS? Veja o Manual Completo!
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você: