Como Organizar os Estudos para Concurso

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas pessoas encontram dificuldades quando falamos sobre como organizar os estudos para concurso. O grande problema é chegar na hora de estudar e não saber nem por onde começar: Estudar português? Estudar Direito Constitucional? Estudar Direito Administrativo? O que estudar em cada dia?

Por esse motivo muitos concurseiros acabam perdendo um tempo precioso que poderia ser usado para estudar o conteúdo do concurso e ter uma preparação eficaz. Com a correria do dia a dia não há possibilidade de ficar perdendo tempo “pensando no que estudar”, você precisa saber exatamente o que estudar todos os dias! Continue lendo e veja neste artigo as melhores dicas sobre como organizar os estudos para concurso!

Dicas sobre Como Organizar os Estudos para Concurso

Para começar com as dicas sobre como organizar os estudos para concurso, preciso te fazer uma pergunta: você sabe quais são as matérias que vão cair em seu concurso? Se você não souber, vá agora mesmo ler o edital do concurso que pretende fazer e decore todas as matérias que irão cair, ou anote em sua caderneta.

Com as matérias em mãos, é hora de começar a se organizar. Veja o passo a passo abaixo:

  • Leitura de apostila: Ler apostilas é fundamental quando falamos a respeito de como organizar os estudos para concurso. É lendo a sua apostila que você vai decorar os principais pontos da matéria, somente com repetição é que você conseguirá absorver todo o conteúdo. Leia a sua apostila várias vezes durante a preparação. O ideal é separar pelo menos 2 horas diárias para essa tarefa. O bom da apostila é que você pode ir lendo durante o dia, lendo meia hora quando acordar, meia hora no almoço, meia hora antes de dormir, etc.
  • Vídeo-aulas: Ter a qualidade de um cursinho preparatório com boas vídeo-aulas é importante também. Eu recomendo que você dê uma olhada nos cursos do Estratégia Concursos, clicando aqui. Em média, as aulas duram de 2 a 3 horas. É importante definir um horário fixo para assisti-las. Exemplo: todos os dias às 19 horas. Isso quer dizer que todos os dias a partir das 19 horas você vai assistir a uma aula do cursinho.
  • Exercícios: É aqui que a sua preparação para concursos vai atingir um nível muito bom, por isso não poderíamos deixar os exercícios de fora do artigo sobre como organizar os estudos para concurso. Separe meia hora ou uma hora de exercícios para cada matéria que estudar no dia. Por exemplo, se estudou informática e português, faça 1 hora de exercícios de cada matéria.
  • Simulados: Reserve seus finais de semana para fazer os simulados. Tenha ao seu lado um cronômetro para saber quanto tempo está demorando para resolver as questões do simulado, isso é fundamental para saber seu tempo de prova. A grande vantagem dos simulados é descobrir em qual matéria você está pior, para aumentar a carga horária de estudo dela.

Eu NÃO trabalho: Como me organizo?

Como organizar os estudos para concurso

Se você largou o trabalho para estudar, é ainda mais importante aprender a como organizar os estudos para concurso. Imagine: você terá 24 horas por dia para estudar, isso te faz pensar que tem muito tempo. Na verdade pensar assim é uma grande mentira pois quanto mais tempo temos, mais distrações e imprevistos costumam aparecer pela nossa frente. Minha sugestão é que você faça um cronograma de estudos para organizar sua carga horária, digamos que você separe 8 horas por dia para estudar, então faça um cronograma com base neste tempo e no restante do dia vá fazer outras coisas!

  • Guia para Passar em Concursos em 1 Ano

Eu trabalho: Como me organizo?

organizar para estudar

Se você trabalha, terá que ter muita disciplina para conseguir achar brexas em seu dia para estudar para concursos. Mesmo que você não tenha muito tempo disponível por trabalhar até tarde, não desista do sonho de passar em um bom concurso e mudar de vida! Estude 3 horas, 2 horas ou até mesmo meia hora por dia, pode ser que demore mais para ser aprovado mas com certeza você estará no caminho certo. Sugiro que veja o artigo Cronograma de Estudos para quem trabalha.

Minha Recomendação

Espero ter ajudado você com essas dicas sobre como organizar os estudos para concurso, agora quero te dar uma recomendação. Trata-se do curso do professor Renato Alves, ele é campeão brasileiro de memorização. Desenvolveu um curso que ensina os concurseiros a como montar planos de estudos ideais e conseguir melhorar a memorização das matérias estudadas. Basta Clicar no link abaixo para acessar:

Quero Aprender a Montar Plano de Estudos de Memorização

Como Organizar os Estudos para Concurso
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você: