Como ter mais Concentração para Estudar?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Recentemente em uma pesquisa que fizemos na página do Dicas Sobre Concursos no Facebook descobrimos que uma das principais dificuldades do concurseiro é a concentração na hora de estudar.

Como conseguir se desligar do mundo exterior e focar totalmente no estudo para concurso público? Após receber diversas respostas, resolvemos escrever esse artigo para acabar de vez com todas as dúvidas sobre a concentração.

Já imaginou você estudando completamente FOCADO e sem distrações? Então leia esse artigo até o final e veja as melhores dicas para melhorar, ainda hoje, a sua concentração nos estudos!

concentraçao

Concentração para estudar: Déficit de atenção

Diversas pessoas que se preparam para concursos públicos possuem o famosos déficit de atenção, que nada mais é do que a dificuldade de se manter focado em algum por muito tempo e a facilidade em se distrair com qualquer coisa em sua volta.

O mais recomendado nesses casos é a consulta com um especialista para ele passar o melhor tratamento para acabar de vez com esse problema. No entanto, algumas dicas simples podem reduzir muito os efeitos do déficit e fazer você estudar com muito mais foco.

O professor Evandro Guedes, fundador do Alfa Concursos, foi aprovado em 12 concursos mesmo sofrendo com o déficit de atenção. Se ele conseguiu, você também consegue!

Veja também:

Entrando em modo-aula

Uma dica fundamental para você conseguir ter mais concentração na hora de estudar é ativar o modo-aula para assistir algum curso online para concurso.

Você já ouviu falar sobre isso?

O modo-aula nada mais é do que se desligar de qualquer distração que tenha fora dos estudos para conseguir manter 100% de foco durante o tempo que estiver estudando.

Para conseguir entrar nesse modo, é altamente indicado que você use um fone de ouvido do tipo headphone, daqueles concha que quase abafa todo o barulho externo.

Além disso, no modo-aula você precisa fechar o seu Facebook, Whatsapp, instagram ou qualquer outra rede social que venha a chamar a sua atenção. O celular fica no modo silencioso e você precisa avisar os seus familiares para não atrapalharem você nas próximas horas.

Sempre que você for estudar para concurso através de vídeo aulas, lembre-se de fazer tudo isso para ativar o modo-aula.

Estude sozinho

concentração para estudar

É difícil ter concentração com muitas pessoas em volta, concorda?

A segunda dica para melhorar a sua concentração é: estude sozinho!

É importante você ter algum lugar na casa em que fique completamente sozinho e em silêncio. Esse lugar pode ser o seu quarto ou até mesmo algum biblioteca da sua cidade, desde que seja pouco movimentada e silenciosa.

Escreva o conteúdo estudado

Escrever o conteúdo, além de ser muito efetivo para o seu aprendizado como técnica de memorização, é muito bom também para a sua concentração. É muito mais fácil se manter focado escrevendo do que assistindo aulas ou apenas lendo o conteúdo.

Muitos concurseiros são auditivos, visuais ou mecânicos (os que precisam escrever o conteúdo para entender). É claro que você não deve perder muito tempo escrevendo, mas sim escrever apenas os assuntos principais em cada disciplina.

Faça pequenos intervalos durante o seu estudo

Não é fácil se manter concentrado nos estudos durante horas, então o recomendado é fazer pequenos intervalos durante o seu estudo. Você pode descansar 10 minutos a cada 1 hora de estudo ou então 30 minutos a cada 3 horas de estudo. É necessário testar e ver o que dá mais certo para você.

Quando você força o estudo por longas horas, é normal que tenha uma grande perda de concentração e foco para estudar.

As dicas do Recordista de memória

O Renato Alves é um “ex-esquecido” que virou o recordista brasileiro de memória. Assim como você, ele sempre teve dificuldades de concentração e sofria com o déficit de atenção. Após estudar a fundo esse assunto ele desenvolveu diversos métodos capazes de fazer ele memorizar qualquer conteúdo.

Renato Alves foi responsável pela aprovação de mais de 2 mil pessoas em provas de concurso, vestibulares e OAB.

Caso você queira saber mais sobre concentração e memorização para estudar, acesse o link abaixo:

>>> Dicas Memorização Renato Alves <<<

Como ter mais Concentração para Estudar?
5 (100%) 1 vote

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *