Concurso Banco do Brasil 2019: Novo Edital vai sair?

Tempo de leitura: 6 minutos

A maioria dos concurseiros, em especial de nível médio, tem interesse nos editais do Banco do Brasil: além de ser uma instituição bem antiga e de o trabalho nos bancos ser considerado mais sossegado pelas pessoas, também há a regularidade nos editais: geralmente, é anunciado quase um por ano.

Por causa disso, muitos já estão planejando a sua preparação para o certame de 2019: o problema é que existe chance de não haver nenhum edital. As razões incluem o projeto de lei que está tentando controlar mais a quantidade de concursos públicos e também o fato de os dirigentes do BB declararem que não existem vagas.

Concurso Banco do Brasil 2019: vagas

A Assessoria de Imprensa do banco do Brasil anunciou, em 2018, que não existiam cargos em aberto. Entretanto, foi publicado um edital no mês de março que era para 60 vagas e somente para a admissão de escriturários. No caso de existir um concurso em 2019, é quase uma certeza que os escriturários não estarão incluídos, mas também é quase impossível considerar quais cargos estarão em aberto.

Veja também:

 

Concurso Banco do Brasil 2019: previsão

O fato de ter havido um concurso em março pode deixar os concurseiros esperançosos: afinal, isso contradiz aquilo que a Assessoria de Imprensa publicou. No entanto, deve-se ficar atento porque o ano em questão é 2019: é para o próximo ano que o banco considera que não existirão vagas. No caso dos escriturários, cabe dizer que o edital de 2018 incluiu cadastro reserva, ou seja, haverá pelos menos um ano de funcionários garantidos.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é mais uma coisa que pode dificultar que o Banco do Brasil contrate em 2019: o objetivo é que, para melhorar as contas, sejam diminuídas as realizações de concursos públicos. Por outro lado, as pessoas que têm ensino superior têm um edital quase garantido em 2019: o BB é obrigado, de acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 10° Região, a fazer um certame até o final de novembro do ano que vem.

Essa obrigatoriedade vem da resolução de que o banco tem até 24 meses para fazer um certame de ensino superior, acabando esse tempo exatamente em novembro. Além disso, o BB declarou que sabe dessa ordem.

Remuneração

Para escriturário, que foi o cargo do último edital do banco, os vencimentos eram de R$ 2.718,00, além de R$ 580,00 referentes às cestas alimentação e outros benefícios. Muitos dos servidores desse banco têm a sua remuneração modificada posteriormente, ficando mais alta.

Requisitos

Somente se pode apontar que escolaridade o Banco do Brasil vai solicitar quando o edital estiver à disposição, mas os cargos de escriturário, por exemplo, necessitam de ensino médio e são os mais populares. É recomendado que o concurseiro não tenha débitos com esse banco, além de possuir a certidão negativa de antecedentes.

Muitos acham que o exame médico admissional é mais uma das numerosas formalidades trabalhistas, mas não é assim: é imprescindível ter boa avaliação do médico porque essa avaliação ainda faz parte das eliminatórias. O concurseiro do Banco do Brasil precisará da certidão de quitação eleitoral e terá de fornecer, provavelmente, uma declaração de bens. Também será necessário o documento de reservista.

A banca organizadora

Considerando que o prazo para que se tenha um edital é de mais de um ano, todas as falas a respeito da banca organizadora são palpites. Porém, muitas instituições públicas têm a tendência de repetir a organizadora dos últimos certames e, se o Banco do Brasil fizer o mesmo, é provável que a Fundação Cesgranrio seja a selecionada: ela é a organizadora do concurso de março.

Há vários concurseiros que até mesmo gostam da Cesgranrio porque ela é uma banca que não “enrola” nos enunciados: eles costumam ser muito claros e entende-se rapidamente o que o examinador quer. Sendo provas de múltipla escolha, ela segue o que quase todas as bancas escolhem: a letra de lei. Por isso, o concurseiro tem de saber alguns detalhes literais. Bancas assim costumam confundir o sentido do artigo, por exemplo.

Em quase todas as disciplinas, essa banca utiliza perguntas extensas. Dessa forma, é preciso que o candidato esteja com a leitura treinada: vale a pena fazer diversas questões mais antigas da Cesgranrio para conseguir interpretar todo o enunciado e localizar a alternativa pedida sem demorar demais.

A Fundação Cesgranrio não costuma anunciar conteúdos programáticos que não serão fundamentais, ou seja, que não estarão na prova. Sendo assim, o concurseiro não pode “sortear” quais conteúdos vai estudar o acreditar que determinado tema não é tão importante: todos estarão em alguma parte da prova.

O que cai na prova?

Os conteúdos programáticos que a banca organizadora do BB selecionar estarão no edital. Porém, as provas para os escriturários costumam ter Língua Inglesa, atualidades do mercado, língua portuguesa, probabilidade e estatística e outros mais.

Atribuições do cargo

Os escriturários, que são os profissionais que estão na maioria dos editais do Banco do Brasil, são os servidores que falam com os clientes, que conferem relatórios, que trabalham no caixa, que redigem correspondências e outros. As atribuições, geralmente, estão nos anexos do edital.

Qual é o melhor curso para o concurso Banco do Brasil 2019?

O Banco do Brasil tem milhares de concurseiros inscritos sempre que surge um edital e a aprovação não é simples. Os conteúdos são vastos e o candidato precisa de um bom cronograma, o que o Estratégia Concursos tem. Esse é um cursinho preparatório de alto nível, com aulas online regularmente e que incluem todo o conteúdo programático.

A autonomia do concurseiro é garantida porque ele pode fazer o preparatório apenas de alguns assuntos. Mesmo com as aulas dinâmicas e virtuais, os estudantes do Estratégia também contam com material PDF e podem se familiarizar mais com o preparatório usando as aulas gratuitas: dessa maneira, eles fazem a compra do curso apenas se gostarem do sistema. Como que a realização de simulados é uma unanimidade, ela fica mais completa com o Sistema de Questões, a parte.    

Concurso Banco do Brasil 2019: Novo Edital vai sair?
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *