CONCURSO CAIXA 2017: Vai sair ou não?

Tempo de leitura: 5 minutos

AFRFB

O concurso caixa 2017 é um dos mais aguardados quando falamos a respeito dos concursos previstos para 2017. No entanto, um processo judicial pode impedir que o edital do novo concurso saia em 2017, já que o concurso anterior está com o prazo de validade suspenso por tempo indeterminado.

Se você é concurseiro e está pensando em estudar para a carreira bancária, o mais indicado agora é se preparar para o concurso do Banco do Brasil, que tem mais chances de sair em breve.

Neste artigo vamos dar informações sobre o processo judicial contra a Caixa e também falar sobre o concurso anterior, realizado em 2014 pela banca Cespe.

Leia até o final e fique por dentro de informações atualizadas!

concurso caixa 2017
concurso caixa 2017

Concurso Caixa 2017: Ação civil pública corre na justiça

A juíza Natalia Queiroz Cabral Rodrigues, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília (DF) julgou procedente a ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Trabalho da 10ª Região. Ela determinou um prazo de 6 meses para que a Caixa apresente um relatório mostrando a necessidade ou não de novos empregados dentro do órgão. Além disso, foi determinado também a contração de 2 mil aprovados no último concurso.

Caso a Caixa não obedeça a ordem judicial, irá pagar uma multa de R$500 mil reais. Além disso, diversos aprovados entraram com ações individuais e conseguiram sucesso contra a Caixa.

A estimativa mais recente do órgão mostra que cerca de 2,5 mil aprovados no último concurso estejam trabalhando. O grande problema é que mais de 30 mil pessoas foram aprovadas no cadastro reserva. A maior crítica da juíza é que a Caixa não obedeceu os princípios da transparência ao não elaborar um cronograma de contratações.

Caso você queira conferir, o número da ação civil é:  Ação Civil Pública de n. 0000059-10.2016.5.10.0006

A verdade que ninguém te conta

A verdade é que podemos considerar improvável a realização de um novo concurso da Caixa enquanto não resolvem o caso da ação civil pública. Atualmente o cadastro de reserva tem quase cerca de 27 mil aprovados esperando a convocação.

Um novo concurso, além de dar mais gastos para o órgão, também iria manchar a reputação da Caixa, já que milhares de candidatos de 2014 ainda estão com a esperança de serem nomeados. Além disso, a Caixa não pode abrir um novo concurso com o prazo de validade do anterior suspenso.

Número de convocados por estado

Veja abaixo o número de convocados de acordo com cada estado:

Acre e Rondônia (35 chamados), Alagoas (47 convocados), Amazonas e Roraima (39), Bahia (124), Ceará (48), Distrito Federal (370), DF – Tecnologia da Informação (90), Espírito Santo (53), Goiás (117), Maranhão (36), Minas Gerais (236), Mato Grosso do Sul (53), Mato Grosso (56), Pará e Amapá (128), Paraíba (10), Pernambuco (73), Piauí (30), Paraná (174), Rio de Janeiro Capital (188), Rio de Janeiro Interior (83), RJ/SP Tecnologia da Informação (15), Rio Grande do Norte (36), Rio Grande do Sul (293), Santa Catarina (84), São Paulo Capital (393), São Paulo interior (353), Tocantins (13) e Sergipe (13).

Concurso caixa 2014

concurso caixa economica 2017

O certame realizado em 2014 contou com mais de um milhão de inscritos para o cargo de técnico bancário, que exige apenas o nível médio completo. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 2.428,00. 

Conforme constava no edital do concurso, as vagas eram apenas para cadastro reserva e o concurso foi nacional. Um outro problema é que, até agora, diversas cidades não tiveram sequer um aprovado nomeado.

Conforme falamos anteriormente, o concurso foi organizado pela Cespe. O formato de questões foi o certo/errado com 120 questões na prova objetiva + prova discursiva (redação). Caso você queira conferir o edital basta clicar neste link.

Cadastre-se grátis: 4ª Semana da Aprovação em Concursos

Detalhes da prova

A prova foi dividida em questões de pesos diferentes. As matérias específicas como conhecimentos bancários e atendimento tiveram peso 2, assim como a disciplina de português. Veja todas as matérias cobradas:

  • Português
  • Matemática
  • RLM
  • Atualidades
  • Ética
  • Legislação específica
  • Atendimento
  • Conhecimentos bancários

Caixa 2017: Plano de demissão voluntária

Recentemente, a Caixa anunciou que pretende abrir um plano de demissão voluntária em 2017. O ideia está com foco na economia que o órgão terá até 2018 caso consiga desligar 10 mil servidores. A economia prevista é estimada em 1,5 bilhão por ano.

O que nos resta saber é se esse plano de aposentadoria pode acelerar ou atrasar a publicação de um novo edital do concurso Caixa 2017. A tendência é de que o órgão precise repor alguns cargos devido à alta quantidade de trabalho e grandes filas que se formam em quase todas as agências do país.

caixa 2017

Vale a pena começar a estudar para a Caixa agora?

A verdade é que todo o estudo vale a pena. Se você não aproveitar o conhecimento adquirido para o concurso da Caixa, certamente poderá prestar outros certames da área bancária como o Banco do Brasil ou até mesmo o BACEN, que está com edital previsto para 2017.

Se hoje, você chegasse em mim e perguntasse se realmente vale a pena estudar para o concurso Caixa 2017 eu diria que, no momento, não é recomendado. Estamos com diversos outros concursos confirmados para esse ano e estudar para um concurso “incerto” não é uma boa ideia.

Temos certames como Receita Federal, Ministério da Fazenda, Polícia Federal e diversos outros para sair em breve. Minha recomendação é você focar em algum deles.

O melhor curso para concurso que conheço e que pode auxiliar você na preparação é o Estratégia Concursos. Você pode conferir os pacotes para concursos abertos clicando neste link!

Qualquer dúvida sobre o concurso Caixa 2017, basta deixar um comentário abaixo!

 

CONCURSO CAIXA 2017: Vai sair ou não?
5 (100%) 4 votes

Recomendados Para Você:

2 Comentários


  1. Olá Rosenildo, temos diversos órgãos bons… Eu acho bem interessante os Tribunais e também Receita Federal, Ministério da Fazenda, Procuradoria…

    Resumindo, os melhores são os federais!


  2. Olá Guilherme tudo bem eu te acompanho desde que descobri suas Dicas sobre concursos, gostaria de saber QUAL É O MELHOR ÓRGÃO PÚBLICO PARA SE TRABALHAR ..??
    fico no aguardo..
    obrigado.!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *