CONCURSO CLDF 2018: Veja a Previsão do Edital e Vagas!

Tempo de leitura: 6 minutos

 

O concurso CLDF 2018 pode sair em breve! Quem tinha aguardado pelo concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no ano passado e ficou decepcionado porque ele foi suspenso já pode ficar contente de novo, uma vez que ele está sendo reorganizado. O órgão público é bastante respeitado e a banca organizadora que, provavelmente, fará as provas é a Fundação Carlos Chagas.

Diz-se provavelmente porque também há outra banca no páreo: é a Cebraspe. Esse impasse é o que está fazendo com que o edital ainda não seja lançado, mas o fato de a CLDF ter retomado a escolha da organizadora é um sinal maravilhoso.

Brasília(DF), 09/02/2017 – CLDF. Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Concurso CLDF 2018: vagas

 

No ano passado, a quantidade de vagas que o edital tinha era de 86. No entanto, é possível que a necessidade de servidores tenha ficado maior, uma vez que a publicação de janeiro no Diário Oficial fez menção a 296 oportunidades. Isso é possível porque, em um ano, existem diversas aposentadorias ou então pessoas que pedem saída da Câmara Legislativa por qualquer razão.

Não se tem certeza se o novo edital vai modificar o tipo de cargos. Porém, no edital suspenso havia contratação para procurador, agente de Polícia Legislativa, consultor legislativo, fotógrafo e consultor técnico legislativo.

 

>>> COMECE AGORA A SUA PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO CLDF! CLIQUE AQUI!

 

Previsão

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal continua procurando por uma banca organizadora para ser responsável pelo concurso CLDF 2018 e, sem dúvida, isso tem certo tempo. Inclusive porque algumas das bancas, de acordo com o órgão, realizaram propostas tendo irregularidades e ganharam a possibilidade de interpor recurso, tendo 10 dias para isso.

O principal problema é que, por ser um ano eleitoral, é quase certo que os aprovados não sejam chamados até 2019. A razão é que as convocações só serão autorizadas até o começo de julho e não será fácil que o edital seja feito e que as provas e procedimento para convocação também, já que o mês de maio está quase chegando.

 

Remuneração

 

O novo edital de 2018 poderá ter certas modificações com relação ao salário. Porém, pensando nos vencimentos de agora de todos os profissionais com vagas, é possível que os salários sejam entre os R$ 10.650,00 e os R$ 15.879,00, ou seja, a CLDF paga bem. Além disso, a carga horária é menor que a vista no serviço privado: de 30 horas por semana.

 

Requisitos

 

Os cargos para os quais a Câmara Legislativa do Distrito Federal aceita o ensino médio são agente de polícia legislativa e também os referentes ao técnico legislativo, além de fotógrafo. As outras funções demandarão o ensino superior nas suas áreas correspondentes; se os concurseiros tiverem dúvidas sobre que tipo de áreas são, precisarão esperar para confirmar no edital.

Os candidatos a servidores da CLDF terão de estar com a sua vida eleitoral organizada para poder tomar posse. Sendo assim, as pessoas que estão o título irregular até podem tentar se inscrever, mas será vital que elas o regularizem o mais rápido possível: preferencialmente, antes das inscrições.

A mesma orientação é dada sobre a carteira de reservista e qualquer outro documento que seja referente à vida militar. Quando aprovados nas provas, os concurseiros da Câmara brasiliense precisarão fazer exames médicos e é possível que ocorra avaliação de antecedentes também, inclusive se esse indivíduo já foi dispensado em outro órgão público por justa causa.

A banca organizadora

 

A organizadora ainda está sendo escolhida e existem várias bancas concorrendo, mas a que está mais à frente é a Fundação Carlos Chagas. Em quase todos os seus concursos, ela tem perguntas de cunho legal, especialmente quando é para curso superior.  Nesses casos, ela não pede que os concurseiros façam avaliações da lei, mas requisitam a sua literalidade.

Uma coisa a se recordar sobre a Fundação Carlos Chagas é que ela é classificada como conservadora. Dessa forma, ela tem cinco alternativas e não costuma fazer perguntas tão modernas: isso não quer dizer que a organizadora não abranja temas atuais, mas sim que ela não é de realizar pegadinhas ou trazer inovações.

Cabe dizer que, apesar de as pessoas poderem interpor recurso, é bastante difícil que a Fundação Carlos Chagas o aceite. Muitas vezes, a banca organizadora acaba por não corrigir os possíveis erros em seus gabaritos.

A respeito do Cebraspe, que é outra banca que pode ser a escolhida, é preciso estudar de forma ainda mais intensa porque ela anula sempre uma pergunta para cada erro do candidato. Com isso, “chutar” nunca é uma opção recomendada: é melhor que o concurseiro avalie quais são as alternativas menos prováveis e até que procure se não existe algum indício da resposta certa na questão.

 

O que cai na prova?

 

Apesar de a Fundação Carlos Chagas e de a Cebraspe poderem abordar cada uma das matérias no seu próprio estilo, as que vão cair são Inglês e também Processo Legislativo, além de Língua Portuguesa e de Direito Administrativo. As perguntas para a CLDF incluirão Direito Constitucional e também Conhecimentos Gerais.

Essa lista de disciplinas é de acordo com o último certame da Câmara Legislativa do Distrito Federal e o edital atualizado pode mencionar alguma matéria extra. Por isso, as pessoas que se inscreverem não podem ficar presas somente a essa lista: é indispensável procurar no edital o que será pedido.

 

Atribuições do cargo

 

A maioria dos concurseiros terá como atribuição participar dos processos administrativos e que englobam as decisões legislativas: organização das sessões, por exemplo, documentos referentes a elas e também contatos. Os fotógrafos terão como função, provavelmente, registrar as sessões e os outros eventos.

Qual é o melhor curso para o concurso CLDF 2018?

 

O Concurso CLDF 2018 vai ser concorrido: como falado, já são muitos anos desde que os servidores dessa instituição brasiliense foram selecionados.

Assim, contar com o Estratégia Concursos é estar um passo adiante dos outros concurseiros, já que o serviço inclui coaching e pode-se usar o sistema de questões e fórum tira-dúvidas. Clique no LINK abaixo e confira todos os cursos!

 

>>> QUERO SER APROVADO NO CONCURSO CLDF 2018 <<<

 

CONCURSO CLDF 2018: Veja a Previsão do Edital e Vagas!
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *