Concurso MP AL 2018: saiu o edital!

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Concurso MP AL 2018: O Ministério Público do Alagoas já liberou as inscrições para seu novo concurso público de 2018 e que servirá para formação de cadastro reserva e para convocações imediatas, apesar de serem poucas. Quem tratará do concurso é a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e já são diversos os candidatos que estão correndo para fazer sua inscrição.

Desde quando as notícias de que o Ministério Público alagoano lançaria concurso surgiram, são muitos os concurseiros esperando por causa dos bons vencimentos disponíveis. Cabe destacar que o fato de o MP ser uma instituição pública de grande atuação e muito respeitada também incentiva os cidadãos a querer uma vaga.

Continue lendo esse artigo e fique por dentro das principais informações sobre o concurso MP AL 2018:

 

Concurso MP AL 2018: vagas

 

Esse é um dos menores concursos para 2018, sendo para apenas 15 vagas: 3 serão para Técnico do Ministério Público e as outras 12 destinadas aos Analistas de Ministério Público.

Contudo, tem-se divisões nessas vagas: os analistas podem atuar com Comunicação Social, Gestão Pública, Auditoria, Contabilidade, Psicologia, Área Jurídica, Desenvolvimento de Sistemas, Assistência Social, Biblioteconomia e outras mais. A respeito dos cargos para Técnico em Ministério Público, há apenas duas divisões: a de Tecnologia da Informação e a Geral.

>>> QUERO SER APROVADO NO MP AL 2018 <<<

 

Concurso MP AL 2018 previsão

 

O edital para o Ministério Público de Alagoas já está à disposição e as provas de múltipla escolha que a FGV fará serão em 8 de julho. Já os candidatos poderão fazer a inscrição até 23 de maio, devendo ficar atentos para qual é a data limite do pagamento da taxa.

Link de inscrição: http://fgvprojetos.fgv.br/concursos

No edital que a organizadora preparou estão todas as datas de interposição de recurso e também de liberação de local de prova, dentre outros dados de cronograma. Provavelmente, essas datas serão respeitadas e já existe até mesmo horário para as provas: para os analistas, será entre as 8h e as 12h; para os técnicos, entre as 14h e as 18h.

 

Remuneração

Os analistas do MP AL receberão R$ 4.492,00 e os técnicos terão salário de R$ 2.576,00, além de ambas as funções terem benefícios trabalhistas. A maioria dos servidores do país têm progressão em sua carreira: a cada x anos, eles recebem reajustes ou podem solicitar a prova de progressão. Além disso, os funcionários públicos podem receber bônus eventualmente, inclusive os do Ministério Público.

 

Requisitos

 

Os técnicos precisam ter somente o nível médio completo e poder apresentar comprovante, inclusive se for algum supletivo. Para os analistas, será solicitado curso superior no tipo de atuação: superior em Assistência Social, por exemplo, ou em qualquer outra divisão. Um cuidado extra para os concurseiros inscritos é que o seu certificado de escolaridade seja de uma instituição que o Ministério da Educação reconheça.

Mais condições são que os inscritos não tenham nenhuma “dívida” com a Justiça Eleitoral e que mostrem a certidão de quitação eleitoral ou, se tiverem, os comprovantes de que votaram nas duas últimas eleições. Os inscritos precisam ter a partir de 18 anos e também devem estar em com relação à Justiça Militar.

 

A banca organizadora

 

A Fundação Getúlio Vargas é uma banca que pode passar certa familiaridade aos concurseiros por ser conhecida, mas nem todos compreendem como ela pode ser bem complicada. A primeira coisa importante a se entender sobre essa organizadora é que ela estrutura muito bem as suas provas e que elas seguem fielmente o que se pôs no edital.

Para essa organizadora, os concurseiros precisam demonstrar que conseguem se concentrar e é por isso que os seus enunciados são bem compridos. São várias linhas que podem fazer com que as pessoas percam o fio da meada, ou seja, que elas estejam confusas na hora que terminam de ler e precisam escolher uma alternativa.

Existem dois meios para que os candidatos treinem essa concentração: a primeira é respondendo a várias questões que sejam da Fundação Getúlio Vargas e a outra é fazendo algumas questões do ENEM. O motivo é que essa prova também tem perguntas bem compridas e, com isso, o concurseiro condicionará seu cérebro a se concentrar.

Decorar a lei que o edital pedir é fundamental e vale reforçar que é “decorar” mesmo: é claro que é preciso entender também, mas a FGV vai solicitar a letra de lei. Para os que não sabem o que é letra de lei, quer dizer que a banca não vai requisitar muitas análises da legislação, mas que vai pedir que o concurseiro reconheça seu texto literal.

Retornando à maneira como essa organizadora utiliza os enunciados, ela pode colocar diversos dados neles e nenhum ser, de fato, importante para que a questão seja respondida. Por isso, os concurseiros acabam perdendo tempo e pode ser bem mais simples se eles começarem a ler a pergunta e avaliarem se é preciso ou não o enunciado.

O que cai na prova?

 

As questões serão de acordo com o tipo de especialidade dos analistas ou dos técnicos. Por isso, os concurseiros têm de procurar pelo anexo no qual estão os conteúdos programáticos e procurar pelo seu cargo de interesse. Entretanto, pode-se adiantar que todas as provas do MP AL terão Língua Portuguesa.

 

Atribuições do cargo

 

A Fundação Getúlio Vargas coloca no edital cada uma das atribuições com detalhes e, normalmente, essas informações estão junto ao conteúdo programático. O candidato que encontrar o seu cargo verá os temas da prova e, no mesmo tópico, as suas respectivas atribuições.

 

Como ver seu nome na lista de aprovados?

 

Passar no concurso MP AL 2018 não é uma missão fácil, mas também não é impossível. Entretanto, é necessário você estudar com os melhores professores que realmente entendam a banca organizadora.

Os professores do Curso Estratégia Concursos possuem o conhecimento necessário para ajudar você a ser aprovado nesse certame. Com um material completo em PDF e videoaulas complementares, você ainda tem acesso ao fórum tira-dúvidas e garantia de 30 dias para testar o material.

Tá esperando o que? Comece agora mesmo a sua preparação!

>>> QUERO SER APROVADO NO MP AL 2018 <<<

Concurso MP AL 2018: saiu o edital!
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *