CONCURSO MP ALAGOAS 2018: Edital deve sair em breve!

Tempo de leitura: 6 minutos

Procurando notícias sobre o concurso MP Alagoas 2018? O Ministério Público é uma das esferas de maior relevância na Justiça do Brasil e é por isso que ser um funcionário público nessa instituição é algo que gera muita expectativa. Por isso, é bom que os interessados no MP de Alagoas comecem a se preparar o quanto antes: o edital de 2018, que será feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) estará no ar em breve.

É importante que os concurseiros não desperdicem esse certame, já que faz quase 7 anos que o Ministério Público teve um edital, ou seja, a nova contratação poderá demorar mais alguns anos para ser liberado. No ano de 2011, os profissionais que ele selecionou foram biblioteconomista e ainda assistente social, além de outros cargos.

 

Concurso MP Alagoas 2018: vagas

 

A quantidade específica de novos servidores só será confirmada quando a Fundação Getúlio Vargas apresentar o edital, mas se pode esperar por 75 novas oportunidades, já que é isso que é mostrado no Portal da Transparência. Existe uma lista nessa página onde se mostra quais são as funções que estão sem tantos servidores e, obviamente, serão elas que estarão no edital.

Algumas das contratações que a banca tende a citar são para telefonista e também oficial de transporte, além de contador do MP e ainda de analista do MP, dentre outros. Destaca-se que o Portal da Transparência lançou essa atualização no final de novembro, mas que é muito possível que as mesmas funções ainda estejam vagas.

Concurso Ministério Público Alagoas 2018: previsão

 

É garantido que o certame desse órgão ocorrerá neste ano por causa do grande déficit que o Ministério Público alagoano tem de funcionários. Outra coisa que os concurseiros podem considerar uma confirmação é a banca organizadora já ter sido selecionada: quando se tem uma organizadora, significa que o certame está mesmo autorizado e que já se vai para a parte de formulação da prova.

Uma terceira coisa que serve para afirmar mais claramente o certame para 2018 é que o contrato com a FGV durará por 1 ano, ou seja, a organizadora terá esse período para realizar o edital.

 

Remuneração

 

Esse tipo de dado ainda não pode ser falado, pois o edital está em elaboração e é esse documento que mencionará os valores. Porém, olhando para o concurso anterior, os vencimentos iniciais iam até R$ 5.000,00; por isso, diferentes vagas podem ter essas mesmas remunerações, apesar de os vencimentos de telefonista e outras funções que exigem menos escolaridade possam ser mais baixos.

Para entrar na briga por esse excelente oportunidade, recomendamos que você estude através de um curso preparatório direcionado, como o Gran Cursos Online ou o Estratégia Concursos.

 

Requisitos

 

O próximo edital do concurso MP Alagoas 2018 contemplará as funções de nível superior e de ensino médio e é para os que têm 18 anos. Provavelmente, será permitido que os concurseiros de 17 anos participem, com a ressalva de que a maioridade tem de ser completa na data de convocação. Contudo, é claro que essa permissão só pode ser afirmada quando a organizadora apresentar o edital.

Leia também:

 

 

 

A Banca organizadora

 

Para todos os concursos, analisar um pouco a sua banca organizadora permite que se notem algumas coisas que auxiliam nos estudos preparatórios. O primeiro destaque é que a FGV apresenta aos concurseiros algumas partes tiradas da bibliografia e as confronta, solicitando que a pessoa aponte quais são as ideias principais.

No caso da parte de Português, essa banca não tem um norte muito definido: tanto os conceitos gramaticais quanto os referentes à produção textual são muito explorados e é fundamental que os concurseiros estudem as duas partes. Se algum cargo incluir provas de conteúdo de Direito, os participantes precisam estar prontos para relacionar trechos de leis a algum tipo de caso que a FGV mostre.

A respeito da complexidade: é conhecido que a Fundação Getúlio Vargas tem questões muito bem elaboradas e, no caso do Ministério Público, que é um órgão do alto escalão, é claro que a complexidade será alta.

É menos comum que essa organizadora utilize perguntas dissertativas, sendo o seu estilo mais as de múltipla escolha. Entretanto, os concurseiros não podem considerar que isso seja um bônus: afinal, diversas questões dessa banca pedem que o participante saiba de algumas nomenclaturas de forma exata.

 

O que cai na prova?

Qualquer certame da Fundação Getúlio Vargas tem as perguntas de Língua Portuguesa, sendo solicitado que o concurseiro conheça nomenclaturas gramaticais e também a norma padrão. É comum que a banca pergunte sobre Informática e que, na parte de legislação, a exigência de nomenclatura também retorne.

Numerosos concursos dessa banca incluem os temas de raciocínio lógico. Porém, não é tão útil procurar qualquer pergunta sobre isso para treinar: é mais proveitoso conhecer como a FGV em si questiona isso e o melhor modo é recorrendo às provas dessa mesma banca.

Atribuições do cargo

 

Pode-se considerar as atribuições somente de alguns cargos, já que ainda não se tem a plena certeza de quais estarão no certame. Se existir mesmo contratação para telefonista, ela vai ter de repassar cada ligação para o escritório apropriado, sendo comum anotar recados e ajudar com diversas partes do trabalho administrativo.

Já os analistas de bancos de dados vão ficar com a Informática do MP, tendo de cuidar das informações a respeito dos processos para que todos os procuradores possam acessá-las. É possível que o certame de 2018 também requisite contadores para o Ministério Público alagoano e algumas das suas funções serão as de acompanhar licitações e outras atividades que façam com que o órgão tenha despesa.

A respeito dos agentes de segurança, eles poderão cuidar tanto das instalações do MP para que não haja invasões quanto dos servidores enquanto eles estão nas dependências. Destaca-se que a Fundação Getúlio Vargas vai detalhar no seu edital cada uma das atribuições.

 

Ainda ficou com dúvidas sobre o concurso MP Alagoas 2018? Deixe o seu comentário logo abaixo!

 

CONCURSO MP ALAGOAS 2018: Edital deve sair em breve!
5 (100%) 1 vote

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *