Concurso TRF 3 2018: Inscrições abertas para juiz substituto!

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Concurso TRF 3 2018 está com inscrições abertas! O Tribunal Regional Federal (TRF 3) já está com seu edital de 2018 para os juízes substitutos aberto. As duas seções que compõem esse tribunal são as de Mato Grosso do Sul e de São Paulo e é um concurso bastante esperado pelas pessoas do ramo do Direito.

Os motivos para querer ser juiz substituto não faltam: é uma carreira onde os servidores têm boas remunerações, além de ser um excelente cargo, tanto pela sua estabilidade quanto pela sua importância. Não existe uma banca organizadora específica: é a comissão do Tribunal Regional Federal 3 quem está recebendo as inscrições e tratará dos outros trâmites.

 

Concurso TRF 3 2018: vagas

 

Há 107 vagas para esses juízes federais substitutos, sendo essa uma boa quantidade quando se considera que são apenas dois Estados para ter lotação. O concurso vai contar com cota para os negros, que será de 21 vagas. Contudo, o candidato que quiser ingressar por meio da contagem das cotas não pode se esquecer de selecionar isso na hora em que tiver se inscrevendo.

 

>>> Pacote Completo para o TRF 3 – Comece a estudar agora!

 

Concurso TRF 3 2018: previsão

 

As inscrições para ser juiz federal substituto poderão ser feitas até 8 de maio, com a taxa de R$ 200,00. Já as provas serão feitas em 10 de junho e o TRF 3 ainda divulgará quais serão os seus horários de aplicação e os lugares. É preciso que o candidato observe no edital todas as datas que são importantes, como as de liberação dos resultados e também as de limite de interposição de recurso.

No caso da taxa de inscrição, o Tribunal também tem uma data específica para que a resposta sobre os pedidos de isenção seja anunciada e deve-se estar atento. O último dia para que essa taxa seja paga é 9 de maio e o único banco que a aceitará é o Banco do Brasil.

Remuneração

 

A remuneração inicial de um juiz federal substituto é de R$ 27.500,00, com os benefícios comuns a essa função. A razão de se esclarecer que é uma remuneração inicial é que os servidores do TRF 3, assim como de outros órgãos públicos, recebem certos reajustes no decorrer do funcionalismo.

 

Requisitos

 

Os futuros juízes substitutos não podem ter qualquer impedimento dos seus direitos políticos, além de serem Bacharelados em Direito pelo período mínimo de três anos. É requisitado que o candidato a juiz seja de nacionalidade portuguesa ou brasileira e que ele já tenha trabalhado no setor jurídico por três anos, tendo condições de comprovar.

Mais um requisito é que esses concurseiros tenham os seus direitos eleitorais em vigor. Sendo assim, as pessoas que eram obrigadas a realizar a biometria e não o fizeram, além das que não justificaram suas faltas em eleições, só poderão se inscrever se procurarem a Justiça Eleitoral e fizerem a regularização.

Esse mesmo tribunal vai fazer uma avaliação de antecedentes das pessoas que forem aprovadas antes de tomar posse. Dessa maneira, vai ser indispensável que esses indivíduos não tenham problemas legais em andamento e, preferencialmente, que não tenham nenhum incluso em seu histórico.

Será solicitado que os candidatos também concedam a declaração de quais são os seus bens antes de tomar posse, além da obrigatoriedade de ter aprovação no exame médico e em todas as outras avaliações eliminatórias que o TRF 3 faça.

 

A banca organizadora

 

A prova do concurso TRF 3 2018 é elaborada pela própria comissão do órgão. A avaliação para ser juiz federal não é simples e é por isso que esses concurseiros podem aguardar por uma prova difícil. Além de o Direito ser o ponto principal, a comissão também incluirá Língua Portuguesa e, como muitas perguntas serão dissertativas, será analisado se aquele candidato se manteve preso ao tema quando deu a sua resposta.

Outro ponto que o TRF 3 observará é se esses candidatos a juízes substitutos seguem o raciocínio lógico do Direito quando estão respondendo. Sendo assim, pode-se inferir se aquela pessoa saberia como elaborar uma sentença de acordo com os parâmetros legais, por exemplo.

Logicamente, os inscritos não têm de apenas se preocupar com a Lei, mas também com a forma como redigem. Cabe lembrar que a função de juiz federal é de grande hierarquia e é fundamental que se conheça a norma padrão da Língua Portuguesa, além do vocabulário padrão do Direito.

O que cai na prova?

 

Os assuntos que estarão na prova do Tribunal Regional Federal 3 são Proteção ao Consumidor e Direito Econômico, Direito Internacional Público e Privado, Direito Financeiro e Tributário, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Empresarial, Direito Ambiental, Direito Previdenciário, Direito Civil, Direito Penal e Direito Constitucional.

Além das provas dissertativas, a comissão do TRF 3 também fará prova oral com os candidatos a juízes substitutos, bem como um exame psicotécnico e ainda a análise de títulos.

 

Atribuições do cargo

 

O juiz federal substituto faz os julgamentos de diversos tipos de ações, proferindo as suas sentenças e também analisando os recursos que os réus possam solicitar. Essa é a classe de juiz que se ocupa da União e dos seus processos, além dos órgãos que sejam vinculados a ela. Muitas vezes, eles acabam julgando casos que sejam referentes à corrupção.

 

Qual é o melhor curso para o concurso TRF 3 2018?

 

Não se preparar adequadamente para o concurso TRF 3 2018  será um grande erro, já que essa é uma das carreiras de mais prestígio e de maior remuneração. Por isso, vale a pena investir em um cursinho preparatório que está associado a muitas aprovações e que tem um modelo de material muito moderno.

Matriculando-se no Estratégia Concursos, você terá todo o apoio e suporte necessário para ser aprovado nesse certame tão concorrido. Comece agora mesmo a sua jornada rumo à aprovação clicando no link abaixo:

 

>>> QUERO SER APROVADO NO TRF 3 <<<

 

Concurso TRF 3 2018: Inscrições abertas para juiz substituto!
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *