ESAF CONCURSOS: Dicas, Técnicas e Macetes

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma das mais tradicionais bancas de concurso é a ESAF Concursos. O termo “ESAF” é uma abreviação para escola superior de administração fazendária. Quando falamos a respeito dos concursos da ESAF, não há como negar que essa é uma das bancas mais difíceis que temos atualmente, até por que os concursos realizados por ela possuem excelentes remunerações. Um fator positivo da ESAF com relação a outras bancas é que raramente os concursos realizados por ela apresentam problemas, como fraudes ou cancelamentos.

No artigo de hoje vou apresentar os resultados de uma pesquisa que fiz com base em provas anteriores da ESAF concursos e também  com concurseiros que já tiveram sucesso nessa banca. Caso você queira outras dicas de bancas de concurso, recomendo que leia o artigo sobre a Cespe Concursos e também o Desvendando os Segredos da FCC.

ESAF CONCURSOS

ESAF Concursos: Certames realizados

Quais certames a ESAF concursos realiza? Ela é responsável por realizar os concursos da Receita Federal, tanto para auditor fiscal da receita, quanto para analista tributário da receita. Além disso, a ESAF realiza também o concurso do ministério da fazenda. Então vamos detalhar abaixo:

  • Concurso da Receita Federal para Auditor Fiscal, escolaridade: nível superior. Remuneração: 16 mil reais
  • Concurso da Receita Federal para Analista Tributário, escolaridade: nível superior. Remuneração: 12 mil reais
  • Concurso do Ministério da Fazenda, escolaridade: nível médio. Remuneração: 4 mil reais.

OBS: Qualquer um desses concursos possui um alto nível de dificuldade.

Caraterísticas da ESAF

Vamos ver agora quais são as principais caraterísticas da ESAF, a banca que é considerada “diferentona”. Quais são os fatores que fazem da ESAF a banca de concurso mais difícil?

Textos longos

A primeira característica dessa banca tão temida é os textos longos que ela coloca em prova. Um texto da ESAF pode ocupar quase uma folha inteira da sua prova, principalmente se for na disciplina de português. A Esaf não costuma ser uma banca muito “gramatiqueira”, ela adota textos mais filosóficos e também aqueles poemas gigantes. No entanto, quando a gramática é cobrada costuma vir com um nível bastante aprofundado, o que exige máxima atenção do candidato.

Uma das questões mais cobradas da ESAF na disciplina de português é aquela em que a banca pede para trocar um trecho do texto e verificar se essa alteração irá mexer no sentido original da frase. Veja o exemplo abaixo de uma questão do site Qconcursos que foi cobrada ainda em 2016 no concurso da ANAC:

ESAF CONCURSOS

Veja abaixo um vídeo em que o professor Carlos Zambelli da Casa do Concurseiro dá algumas dicas de português para a ESAF!

Como são as Questões de Direito na ESAF

Diferente da banca FCC, a ESAF concursos não costuma cobrar muita letra de lei pura em suas questões. Na verdade, poucas bancas estão fazendo isso atualmente. No entanto, como eu já falei, a ESAF tem um nível de dificuldade maior, por esse motivo nas questões de Direito elas costuma cobrar muita doutrina e também jurisprudência. Caso você não sabia o que é doutrina e jurisprudência, veja abaixo:

  • Doutrina: O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico,militar, pedagógico, entre outros.
  • Jurisprudência: Jurisprudência (do latim: jus “justo” + prudentia “prudência”) é o termo jurídico que designa o conjunto das decisões sobre interpretações das leis feitas pelos tribunais de uma determinada jurisdição.

Resumindo: Doutrina é o que os estudiosos do Direito dizem e jurisprudência é o entendimento dos tribunais sobre deteminado assunto.

Fonte: Wikipédia

Vamos ver uma questão de Direito da ESAF Concursos?

dicas da esaf

Novamente retirei essa questão do site Qconcursos, nela temos um clássico formato V ou F, que a banca ESAF costuma adotar bastante.

PS: Um outro site que uso para achar questões é máquina de aprovação do QualConcurso.

Informática

A informática não é uma matéria muito querida pelos concurseiros, como será que a ESAF costuma cobrar essa disciplina? Isso mesmo: da pior maneira possível!

Segundo o site Ok concursos, nessa matéria a banca costuma cobrar questões do sistema operacional Linux, que é pouco utilizado. Questões sobre teclas de atalho são pouco cobradas pela ESAF.

Cuidado com o tempo

Quando você for prestar algum concurso realizado pela ESAF Concursos é bom ficar de olho no relógio. As questões são longas e cansativas, o que acaba tomando muito tempo. Em médio, os candidatos tem 4h e 30 minutos para resolver a prova, o número de questões costuma variar. Na prova de técnico administrativo do ministério da fazenda são 70 questões. Já na prova de auditor fiscal da receita federal são cobradas 140 questões.

Qual melhor curso preparatório para a ESAF?

Você que pretende prestar os concurso da ESAF, precisa ter em mente que é praticamente IMPOSSÍVEL conseguir a sua aprovação em uma banca tão difícil sem ter o direcionamento de um bom curso. Quando alguém me pergunta qual curso para concurso eu indico para as provas de Auditor, Analista e técnico da Receita eu sempre falo no Estratégia Concursos.

O Estratégia é o grande campeão em aprovações nos concursos públicos da Receita Federal. No último concurso para auditor, mais de 70% dos aprovados estudaram pelo Estratégia.

>> Curso Completo Auditor da Receita <<

>> Curso Completo Analista da Receita <<

 

ESAF CONCURSOS: Dicas, Técnicas e Macetes
4 (80%) 1 vote

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *