Fundação Carlos Chagas: Como ser Aprovado?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Se você é concurseiro de verdade com certeza já deve ter ouvido falar sobre a Fundação Carlos Chagas, mais conhecida como banca FCC. Eu já falei sobre ela aqui no blog no artigo Desvendando os Segredos da FCC. No entanto, esse artigo foi feito lá em 2015 e de lá para cá aconteceram algumas mudanças na banca. Por esse motivo, no artigo de hoje vou dar novas dicas da Fundação Carlos Chagas para ajudar você a finalmente conseguir ser aprovado em concursos públicos dessa banca.

Uma coisa que você sempre deve ter em mente quando for procurar dicas de bancas de concurso na internet é verificar se a pessoa que está dando as dicas realmente tem autoridade para falar sobre a banca. No meu caso, eu consegui ser aprovado no concurso do TRT/RS, cuja banca foi a Fundação Carlos Chagas, em uma das provas mais difíceis da história do órgão. Foram 5 meses de estudo focado, entendendo como a FCC cobra as suas questões e resolvendo milhares de questões da banca. Quer saber tudo o que eu aprendi e continuo aprendendo sobre a FCC? Então leia esse artigo até o final 🙂

Recomendado:

Fundação Carlos Chagas

Fundação Carlos Chagas: Quais concursos ela realiza?

A primeira coisa que precisamos saber é quais concursos que a Fundação Carlos Chagas costuma realizar. Esse passo é fundamental para que você consiga encontrar na internet provas anteriores dessa banca organizadora. Você pode encontrar as questões em sites como o Qconcursos ou Máquina de Aprovação.

A FCC costuma realizar concursos da área de Tribunais. São eles:

  • TRT (Tribunal Regional do Trabalho)
  • TRE (Tribunal Regional Eleitoral)
  • TRF (Tribunal Regional Federal)

Além disso, a Fundação Carlos Chagas já realizou o concurso do Banco do Brasil, concurso do INSS e alguns outros.

Como Começar a Estudar pra FCC?

Primeiramente, você precisa ter definido qual concurso pretende prestar. Após isso, você irá procurar o melhor material de estudos possível para conseguir fazer uma preparação profissional para concurso. Você pode começar comprando uma apostila do concurso que pretende prestar ou então partir logo para um curso para concurso.

Ainda há aqueles concurseiros que gostam de começar logo nas questões de concurso da banca. Essa é uma boa estratégia pois você vai começar a ver quais são os conteúdos mais cobrados pela banca e poderá fazer um estudo mais focado naquilo que realmente cai em prova.

Estilo das Questões da Fundação Carlos Chagas

Para você ser aprovado em provas da Fundação Carlos Chagas é necessário saber qual é o estilo das questões em cada disciplina. Existem duas maneiras de se fazer isso: Resolver milhares de questões da FCC ou então pegar dicas de quem já fez isso. Eu já fiz isso. Então, você pode confiar 100% no que eu vou dizer neste artigo!

Como a FCC cobra Português nas Provas

Português é uma das matérias mais importantes pois ela cai em todos os concursos, sempre em grande número de questões, entre 12 e 20 questões por prova. A FCC costuma colocar textos grandes nas suas provas de português e cobrar muita interpretação de texto. Basicamente, 50% da prova de português é interpretação e a outra metade é gramática.

Na parte de gramática tenha cuidado com os seguintes tópicos:

  • Pontuação
  • Concordância Verbal
  • Regência Verbal
  • Crase
  • Sintaxe

Como a FCC cobra Legislação nas Provas

provas fcc

Antigamente nós costumávamos chamar a FCC de “Fundação Copia e Cola”. O grande motivo disso é que ela costumava apenas copiar trechos das leis e colocar nas provas apenas trocando algumas palavras, fazendo uma espécie de pegadinha. No entanto, nos últimos anos a FCC mudou completamente o seu estilo de cobrar as questões de Direito Constitucional, Direito Administrativo e outras Legislações.

Agora, ela não está cobrando tanto o texto de lei, mas sim situações com personagens em historinhas. Para conseguir acertar a questão você precisa não apenas decorar a lei, mas também entender ela. Veja, por exemplo, a questão abaixo sobre os Direitos de Nacionalidade cobrada em 2016 na prova do TRT:

“As irmãs Catarina e Gabriela são brasileiras naturalizadas. Ambas possuem carreira jurídica brilhante, destacando-se profissionalmente. Catarina almeja ocupar o cargo de Ministra do Supremo Tribunal Federal e Gabriela almeja ocupar o cargo de Ministra do Tribunal Superior do Trabalho. Neste caso, com relação ao requisito nacionalidade,
 a)nenhuma das irmãs poderá alcançar o cargo almejado.
 
 b)ambas as irmãs poderão alcançar o cargo almejado, independentemente de qualquer outra exigência legal.
 
 c)apenas Gabriela poderá alcançar o cargo almejado.
 
 d)apenas Catarina poderá alcançar o cargo almejado.
 e) ambas as irmãs só poderão alcançar o cargo almejado se tiverem mais de quinze anos de naturalização.”
Essa questão foi retirada do site Qconcursos.
Essa regra de cobrar histórias em questão não se aplica apenas ao Direito Constitucional, mas também diversas outras disciplinas.

Informática

Na parte de informática a Fundação Carlos Chagas costuma cobrar os seguintes assuntos:

  • Excel
  • Word ou Writter
  • Hardware
  • Redes
  • E-mail

Qual nível de Dificuldade da FCC?

A FCC pode ser considerada uma banca de dificuldade média. É uma banca tão difícil quanto a Cespe Concursos e menos difícil do que a ESAF Concursos. Você não deve se preocupar com o nível de dificuldade da banca pois isso pode variar muito de acordo com o seu estudo. Se você estuda muito, irá achar as questões fáceis. Se você estuda pouco, irá achar as questões difíceis.

Aprenda mais sobre a Fundação Carlos Chagas

Se você gostou das dicas desse artigo e quer se aprofundar mais nas questões da banca FCC basta fazer o download gratuito do meu e-book Manual da Aprovação. Nele eu dou diversas dicas extras sobre a Fundação Carlos Chagas e também sobre a Cespe. Para baixar o e-book basta clicar no link abaixo e fazer um cadastro rápido, não leva nem um minuto.

>>> Download do E-book Manual da Aprovação <<<

 
 
 
Fundação Carlos Chagas: Como ser Aprovado?
4.5 (89.41%) 17 votes

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *