Largar o Trabalho para Estudar: Vale a Pena ou é Furada?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Opa, tudo bem?  Eu me comprometi a todos os dias vir aqui no Dicas Sobre Concursos e escrever um artigo para ajudar você, seja com dicas sobre algum concurso, motivação para estudar ou até mesmo para tirar as principais dúvidas.

Uma coisa vem me preocupando bastante… uma das principais dúvidas que recebo é sobre largar o trabalho para estudar, as pessoas perguntam se isso é bom, se vão conseguir passar em concurso mais rápido, se vão conseguir aprender mais as matérias e milhares outras coisas!

Por isso, resolvi fazer este artigo e revelar o que TODOS querem saber: Largar o trabalho para estudar vale a pena ou é uma FURADA?? Você certamente pode não concordar com algumas coisas que serão ditas aqui, mas como sempre, a verdade DÓI! Então leia este artigo até o final e tire suas dúvidas sobre essa CORAJOSA DECISÃO de largar tudo para FOCAR nos Estudos para Concurso!

A Decisão de Largar o Trabalho para Estudar

largar o trabalho para estudar

O primeiro passo de QUALQUER coisa que você for fazer em sua vida será TOMAR UMA DECISÃO! Sim, para qualquer coisa será necessário uma decisão (até mesmo para ir ao banheiro, por exemplo! rs). A decisão de largar o trabalho para estudar deve ser feita com muita cautela, afinal de contas, você está acostumado a ter, todos os meses, o salário pingado em sua conta bancária.

Se você escolher largar o trabalho para estudar, de uma hora para outra você não vai mais ter o salário no banco todos os meses, você terá que abrir mão de alguns “luxos” aos quais está acostumado, etc. Por isso eu digo, o passo mais importante é analisar muito bem sua situação financeira antes de largar o trabalho para se dedica horas por dia a um sonho, o sonho de passar em um bom concurso público! Veja a seguir os principais fatores que devem ser analisados antes de mandar seu chefe para a p…. 

  • Conta Bancária
  • Corte de Gastos
  • Compreensão da Família (Apoio)
  • Motivação para Estudar o Dobro ou Até o Triplo
  • Planejamento

Planejamento Antecipado

Pois bem, você tomou a CORAJOSA DECISÃO de largar o trabalho para estudar! Meus parabéns, você fez algo que muitos não fariam e que poderá mudar a sua vida para sempre: Largar tudo e ir atrás de seus sonhos!

Mas, agora surge a importância de fazer um planejamento antecipado, afinal de contas, você não vai estar trabalhando e pode ser casado, ter filhos, gato, cachorro e até mesmo um papagaio para alimentar! Então, vou resumir em 5 passos o planejamento antecipado para largar tudo e partir para a aventura alucinante que é somente Estudar para concursos (alucinante? talvez eu esteja exagerando, ok…)

  1. Análise das Contas que restam a pagar
  2. Análise do quanto receberá de indenização da empresa
  3. Saber se sua mulher ou marido poderá lhe ajudar a “segurar a barra”
  4. Descobrir se realmente é necessário ter um CARRO (sim, a gasolina vai subir de novo –‘)
  5. Considerar a possibilidade de comprar uma MOTO (aqui entra de novo a questão da gasolina…)

Feito isso, você poderá partir para o próximo estágio que vai te ajudar a largar o trabalho para estudar: APOIO

Apoio para largar o trabalho para estudar

largar o trabalho para estudar

Aqui está um dos maiores problemas que fazem muitos concurseiros desistirem da ideia de largar o trabalho para estudar: falta de apoio! Sabe o que vão dizer quando você contar que está pensando em fazer isso? “Nossa, você está louco” “Como assim só estudar?” “Não precisa fazer isso” “Eu acho que você deveria pensar melhor”.

Não se assuste amigo concurseiro: Isso é NORMAL! Claro, ainda existe um grande preconceito com o concurseiro que somente estuda para concursos, mas aos poucos seus familiares e amigos irão entender que o sacrifício de agora é que vai fazer você colher os mais bonitos frutos no futuro! O que você precisa ter em mente é que ninguém é obrigado a te dar apoio, afinal de contas essa decisão é sua e SOMENTE sua! Agora, entender a sua decisão todos são obrigados sim 😉

Mas pense que poderia ser bem pior, se quando você fosse criança, chegasse para sua família e falasse: Família, eu vou largar os estudos para trabalhar!

Plano de Estudos é Fundamental

Aqui vale aquela máxima: quanto mais tempo temos livre, mais distrações aparecem para roubá-lo de nós! Por esse motivo, é fundamental que você monte o seu plano de estudos quando decidir largar o trabalho para estudar para concursos públicos. O plano vai te dar uma coisa que, provavelmente, você ainda não conheça: DISCIPLINA para Estudar. Eu já falei um pouco sobre esse assunto no artigo Cronograma de Estudos para Quem Trabalha.

Se você quiser o Passo a Passo para Aprender a Montar seu Plano de Estudos, eu sugiro que dê uma olhada no Planejamento Eficaz, clicando AQUI!

No Início Tudo são Flores…

concursos

Que bacana, você largou o trabalho para estudar e já está a todo vapor estudando para o concurso dos seus sonhos! Acorda as 7 horas da manhã e começa a estudar, parando somente para almoçar, fazer um lanche, ir ao banheiro e tomar banho.

Você está super descansado e possui energia total para focar em seu projeto de estudar feito um louco… os dias vão passando… os meses vão passando… já faz mais de 1 ano que você está SOMENTE estudando para concursos… Agora já faz 2 anos… indo para o terceiro ano de estudo e o seu concurso AINDA não saiu…. ESPERE!

cansado

Você agora está cansado, suas costas doem, seu dinheiro está acabando e sua família não te aguenta mais em casa em cima dos livros! Sim, no início tudo eram flores, e agora? ( todos comentam que você é um vagabundo que só pensa em estudar).

Injustiça

Eu sinto muito em te informar, meu amigo, mas o mundo é injusto! É muito difícil fazer as pessoas e até você mesmo entender que nem tudo sai como planejamos ( a atual crise do governo é uma prova disso). Se o seu concurso não sair, tenha calma! A máquina pública nunca vai parar e mais cedo ou mais tarde ele vai sair. Um bom exemplo é o Concurso do INSS que está prestes a dar a cara!

Tranquilize sua família falando o quão preparado você está e assim que sair o concurso irá DETONAR seus Concorrentes!

LINKS ÚTEIS:
 

Motive-se!

motivação concursos

A estrada é longa e largar o trabalho para estudar não é fácil, eu confesso. Acordar todos os dias para se dedicar aos estudos é uma missão árdua e que poucos conseguem cumprir com êxito. Mas, é muito importante você lembrar que motivação é igual banho: todos os dias nós precisamos de uma dose diária. Para saber mais sobre motivação você pode dar uma espiada no artigo Motivação para Concursos, que eu fiz aqui no blog 😀

Por qual Curso Estudar?

De uma coisa você pode ter a absoluta certeza: Você vai precisar do apoio de um bom curso preparatório que irá direcionar seus estudos, já que você terá muito tempo livre para fazer a melhor preparação possível! O que eu indico? Com certeza o Estratégia Concursos, eles vão te dar todo o suporte com vídeo aulas, PDF’s e exercícios com foco na banca Examinadora. Sugiro que você veja o Curso do INSS ou qualquer outro Curso, Clicando AQUI!



Afinal de contas, Vale a pena ou não Largar o Trabalho para estudar?

largar o trabalho para estudar

Siiiim! Vale muito a pena largar o trabalho para estudar para concursos! Bom, essa é minha opinião. Se você conseguir seguir todos os passos que eu citei acima, eu não vejo problema em você se dedicar somente aos estudos, mas não espere apoio de ninguém e sim entendimento. Quando a nomeação vier tudo valerá a pena e fará sentido, e aqueles que hoje te criticam, serão os primeiros a dar os “tapinhas na costas” te parabenizando pelo sucesso!

É isso, espero ter ajudado você que tinha dúvidas se valia ou não a pena largar o trabalho para estudar, não se esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e se inscrever no topo do blog para receber seu E-book GRÁTIS!

Ps: tem uma dúvida, uma crítica, uma sugestão ou até mesmo um elogio? Então me envie por e-mail: guilherme@dicasconcursospublicos.com.br

Se quiser dar uma olhada no vídeo do Kalebe que passou em 8 concursos públicos FEDERAIS em apenas 1 ano, CLIQUE AQUI!

Grande abraço, até o próximo artigo e bons estudos!

Largar o Trabalho para Estudar: Vale a Pena ou é Furada?
4.3 (85%) 8 votes

Recomendados Para Você:

1 comentário


  1. De Mocambique (Africa) agredecemos muito aos brazileiros por partilharem informacoes que nos inquientam no nosso dia-a-dia. sao dicas muito importantes que nos ajudam a tomar decisoes que vao mudar as nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *