Simulados grátis para concurso: Como fazer e onde encontrar?

Tempo de leitura: 5 minutos

 

Simulado Grátis para Concurso vale a pena? É quase impossível encontrar alguém que se prepare para um concurso público e que não ouça como os simulados ajudam. Para os que fazem cursinho preparatório, a dica de fazer os simulados é ainda mais frequente e as próprias escolas o aplicam periodicamente.

Porém, é válido explicar a razão para que essa ferramenta de estudos seja tão recomendada e, além disso, onde a encontrar. Existe um modo mais eficiente para que os concurseiros façam esses simulados: dependendo do modo como eles organizam as questões para responder, eles deixam de treinar a sua gerência de tempo, por exemplo.

Em que nível fica a importância do simulado para concurso?

 

O nível de importância desse tipo de treino é máximo: assim como os jogadores precisam treinar antes das suas partidas, os concurseiros precisam fazer o mesmo antes da sua prova. Uma das vantagens principais é que ele serve como uma revisão mais ativa: há estudantes que podem achar chato ficar relendo as suas anotações ou revendo videoaulas.

Sendo assim, enquanto eles estão agindo e respondendo o simulado, acabam revendo mentalmente todas as matérias. Como o concurseiro vê esse método como uma revisão mais eficaz, acaba fazendo com mais interesse e isso faz com que a informação de cada matéria fique em sua mente.

Os simulados têm outra finalidade importante que é “mostrar” aos concurseiros quais foram os assuntos que não foram gravados como era necessário e, dessa maneira, têm de ser estudados de novo. Se essa pessoa já realizou o simulado e teve uma nota ruim em determinada matéria, é indicado que ela o faça de novo depois de uma revisão para avaliar se ficou compreendido.

 

De que forma se faz o simulado?

 

Realizar sum simulado para concurso não significa que apenas se vai responder as questões: é importante que o concurseiro veja o simulado como a sua própria prova e tenha método. Primeiro, e indispensável ler primeiro as perguntas: existem algumas bancas que colocam um enunciado extenso apenas como distração, porque o enunciado e a resposta são dissociados. No caso de ser necessário usar o enunciado para a resposta, é preciso lê-lo de maneira atenta.

Vale dizer que a atenção que se deve dar a cada questão não pode ser excessiva. Os concursos costumam ter muitas perguntas e o candidato que ficar um tempo grande lendo ou tentando responder cada uma vai acabar com algumas em branco ou com a resposta “chutada”.

Nas questões de Matemática: o concurseiro deve tentar duas vezes o cálculo: no caso de ele não acertar, deve ir para a seguinte e, havendo tempo ao final, tentar de novo.

Pode-se perceber que a ideia é que o candidato responda o simulado da mesma forma que responderia a prova de verdade. Para maior realismo, é melhor que o concurseiro esteja com um relógio: como poucas pessoas pode ficar três horas realizando esse simulado, como ocorre em provas verdadeiras, deve-se determinar uma hora e diminuir um pouco as perguntas.

Importa não esquecer a anotação de quais eram os assuntos onde se respondeu errado mais vezes e isso não pode ser apenas um levantamento. De fato, o concurseiro só melhorará se ele estudar de novo aquele tema e tentar o simulado novamente.

Onde encontrar os simulados grátis para concurso?

 

Muitos simulados gratuitos estão nas apostilas de concursos: algumas colocam o termo “Simulado” no seu índice e outras colocam uma quantidade de perguntas ao final de cada matéria.

Porém, o usual é que os candidatos busquem esses simulados usando a Internet. Variados sites têm provas completas de diversos órgãos para que os concurseiros as usem dessa maneira. A maioria permite que questões infinitas sejam respondidas gratuitamente, mas há outros sites que pedem um cadastro e liberam somente uma quantidade X de questões a cada dia.

 

Estratégia Concursos

 

O site do Estratégia Concursos já é bastante acessado pelos concurseiros porque tem informações sobre os editais. Entretanto, não são todos os que sabem que ele tem uma seção somente de perguntas de provas anteriores e com um nível grande de filtros. Para conhecer os Simulados do Estratégia Concursos clique aqui!

 

Gran Cursos Online

 

Outro site onde os simulados de concursos estão à disposição de graça é o Gran Cursos Online. Um diferencial é que cada um dos simulados tem uma espécie de “capa” na qual está até a duração média: é só o concurseiro clicar em “iniciar” e depois preencher o cadastro.

Confira os Simulados do Gran Cursos!

 

Gabarite

 

À esquerda, há uma lista com vídeos para estudos, dicas, provas anteriores e muito mais. A página Gabarite mostra estatísticas referentes àquele simulado, como quantas pessoas o classificaram como difícil e quantos conseguiram acertar tudo.

Nessa prévia, é posto o número de questões e se elas são de um certame de nível médio ou outro. Para começar o simulado, é só o concurseiro clicar em “Resolver”, que está nessa mesma prévia. O Gabarite fica em https://www.gabarite.com.br/.

Qconcursos

 

Esse é um dos sites com melhor estrutura para quem procura por simulados, inclusive porque se pode escolher apenas perguntas que estejam desatualizadas, por exemplo, ou somente aquelas que os professores comentaram e outros.

Todavia, o Qconcursos é um dos sites que têm limite de perguntas para cada dia: são 10. Além disso, só as respondem as pessoas que fazem um login: https://www.qconcursos.com/. O concurseiro não tem de aguardar que todas sejam respondidas para saber o gabarito: a cada uma, ele pode clicar em “resultado” para saber qual seria a correta.

 

Serve qualquer tipo de simulado?

 

Alguns sites podem ter provas mais recentes, mas também as de certames de muitos anos e estas não são recomendadas por causa da sua desatualização. O parâmetro para que um simulado seja adequado é de cinco até os dez anos.   

Simulados grátis para concurso: Como fazer e onde encontrar?
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *